SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039TRC06U81CT5F0CC7
Z7_086423G039TRC06U81CT5F0234

Casa Paulista entrega mais 30 casas para famílias de Reginópolis

Governo Paulista investiu R$ 4,2 milhões para retomar e concluir obra do programa Sub-50 do Governo Federal que estava paralisada

28/11/2024
Foto ilustrativa

Foto: Newton Menezes

O Programa Casa Paulista entregou, nesta quinta-feira (28/11), mais 30 casas do Conjunto Habitacional Nova Esperança, em Reginópolis, na região de Bauru. Composto por 40 unidades, o projeto foi iniciado pelo programa federal Sub-50, mas teve as obras paralisadas até que o Estado assumiu o compromisso de entregar as moradias. 

Para garantir a conclusão do empreendimento, o Governo de São Paulo investiu R$ 4,2 milhões, por meio do Programa Casa Paulista, possibilitando à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) a retomada e finalização das construções. 

O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eli Corrêa Filho, participou da cerimônia de entrega das chaves e ressaltou que a moradia promove dignidade à população. “A cada entrega percebo, através do olhar das pessoas, a transformação de vida que proporcionamos. Quando olhamos para essas casas, vemos tijolos, tinta, piso, mas por trás disso tudo existe um compromisso do governo do Estado. A Secretaria está comprometida em avançar cada vez mais”, afirmou.

O diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, falou do compromisso do Governo com a habitação. "O governador Tarcísio de Freitas acelerou a construção de casas para que pudéssemos dar alegria a tantas famílias paulistas. Esse dia ficará marcado como o dia da mudança da vida de vocês. É o dia que vocês conquistaram a casa própria. E não é uma casinha. É uma casa de 48m², feita com carinho, mas principalmente com qualidade”, garantiu.

Paulo Teixeira Lima tem 81 anos e reverte uma grande parte da aposentadoria para pagar o aluguel. “Meu filho me ajuda com a alimentação, mas agora eu estou livre do aluguel. Essa casa representa uma grande vitória, algo que eu nunca tive nessa idade”, disse, emocionado. 

Antonio Donizeti da Silva, de 65 anos, também foi contemplado. O aposentado, que mora com a filha, conta que pegar as chaves da sua casa é a materialização de um sonho. “Esperei por tantos anos. Chegou a hora. Eu olho para essa casa e vejo a minha vida, o meu sonho. Hoje eu tenho a minha moradia. Posso falar que é minha”, celebrou.

O pedreiro Ilson Batista Bueno, de 37 anos, paga aluguel há 18 anos e vê no novo lar um futuro melhor para ele, a esposa Michele e o filho Nicolas, de 13 anos. “Essa é a herança do meu menino. Ele nunca vai precisar pagar aluguel”, frisou.

Em abril de 2023, dez unidades foram entregues e, agora, mais 30 famílias realizam o sonho da casa própria. As beneficiárias foram indicadas pela Prefeitura de Reginópolis.

As casas têm dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 48 m² de área útil. As unidades contam com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje e cobertura em estrutura metálica. O conjunto conta com infraestrutura completa com redes de água, elétrica e esgoto, pavimentação e iluminação pública.

Programa Sub 50 - O programa é direcionado a municípios com até 50 mil habitantes, tem como objetivo a construção de moradias de interesse social e era desenvolvido pelo governo federal. As construções foram interrompidas e os contratos com a instituição financeira Cobansa estavam paralisados. Em São Paulo, os empreendimentos foram retomados pelo Governo do Estado, com base no Programa de Desenvolvimento Urbano (PDU), da Casa Paulista. A CDHU recebe os recursos e faz complementação para a produção do empreendimento.

Z7_086423G03P23506UU1R97U3000

Conteúdos em primeira mão

Faça parte do nosso Grupo do Whatsapp para receber, em primeira mão, notícias, avisos de pauta e informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo de São Paulo.

 
Complementary Content
${loading}