Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Estou no momento em: Início > Sobre a Secretaria

Sobre a Secretaria

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo é responsável pela condução da Política Habitacional do Governo do Estado de São Paulo. Traça diretrizes, estabelece metas, planeja e desenvolve programas específicos para o atendimento habitacional da população de baixa renda, com rendimento entre um e dez salários mínimos e foco principal naqueles com renda entre um e três salários.

Plano Estadual de Habitação de São Paulo 2011-2023 (PEH-SP) e seus anexos, identificaram uma ampla diversidade de problemas habitacionais com impacto diferenciado nas regiões do Estado. A partir de metodologia elaborada pela FSEADE, com base na Pesquisa de Condições de Vida (PCV), as necessidades habitacionais foram estimadas e projetadas para orientar o atendimento público no período do plano. 
No déficit habitacional foram classificados 1,16 milhão de moradias, e na inadequação habitacional 3,19 milhões de moradias. As duas dimensões das necessidades habitacionais correspondem a cerca de 30% de todo o parque domiciliar do Estado.

Tais necessidades têm relevância especialmente nas regiões metropolitanas do Estado, sendo que, por exemplo, 77% do déficit habitacional distribui-se nas 6 Regiões Metropolitanas, com destaque para a RMSP - Região Metropolitana de São Paulo -, e outros 23% nos demais municípios. O déficit habitacional é a necessidade de construção de novas moradias. Já a inadequação habitacional é constituída por moradias que apresentam carências diversas que podem ser solucionadas sem a construção de moradias novas, por meio de reforma, ampliação ou adequação de unidades habitacionais, associadas às ações de urbanização, recuperação urbana e regularização fundiária, conforme o caso.

Diante desse quadro, o desafio é promover a produção de moradias e melhorias urbanas e habitacionais. Assim, a Secretaria incentiva a regularização fundiária, a inovação na produção em parceria com a iniciativa privada, além de outras esferas de governo, e direciona a aplicação de recursos para a redução das necessidades habitacionais no Estado de São Paulo. Além de programas de provisão de moradias, esta Secretaria administra outras ações relacionadas à habitação, tais como a autorização de projetos que impliquem em parcelamento do solo urbano (loteamento, desmembramentos e regularizações) e programas de melhorias urbanas.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo está localizada no:

Edifício Cidade I
Rua Boa Vista, 170 – 10º, 12º, 14º ao 16º andar – Bloco 2
Centro – São Paulo – SP
CEP: 01014-930 
Telefone: (11) 3638-5100 (PABX)

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas