Os conceitos de soluções baseadas na natureza - desenvolvidas pelo Bairro Paulista - Cidades Sustentáveis - foram incorporados em um novo empreendimento que será construído pela MRV, em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Além das 8 mil unidades habitacionais, o novo residencial Cidades Sete Sóis, que teve sua pedra fundamental lançada nesta quarta-feira (26), engloba diretrizes apresentadas pelo Caderno de Tipologias Urbanas Modulares com o intuito de promover desenvolvimento urbano sustentável para o bairro que vai surgir com a chegada dos novos moradores.
Presente no lançamento, o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, destacou a importância de trazer o setor privado para a área do desenvolvimento urbano. “Um bairro bom está sendo construído com qualidade e soluções baseadas na natureza. Aqui, nasce um projeto de um diálogo intenso entre o agente privado, que vai fazer o investimento, e o setor público, que é o licenciador, para encontrar a melhor equação para que a população que venha viver aqui tenha uma casa com a mesma qualidade dentro e fora”, disse.
Police Neto detalha a necessidade de a qualidade de vida ser refletida para além das paredes do lar das famílias. “A cidade fica melhor quando a casa que é construída é boa, mas quando o bairro que é produzido pelo novo conjunto tem a mesma ambição, de trazer qualidade de vida com o desenvolvimento urbano. Ou seja, quanto mais a gente fizer bairros se baseando neste projeto, é melhor, e aqui é um exemplo. A ideia é fazer mais áreas assim, trazendo o conceito de sustentabilidade”, finalizou.
A iniciativa vem ao encontro das novas diretrizes do Governo do Estado de São Paulo em transformar as cidades em espaços mais resilientes e sustentáveis, uma vez que, além das novas moradias, o projeto urbanístico ainda prevê um espaço aberto e integrado, com cerca de 90 mil m² de área verde preservada. Um parque linear aberto ao público também será construído, e o conjunto terá, ainda, ambientes reservados para lazer da comunidade e comércio.
Eduardo Fisher, CEO da MRV, pontuou que o caderno de tipologia tem o papel fundamental de guiar as construtoras rumo a esse novo olhar de desenvolvimento urbano sustentável, padronizando as práticas. “O caderno tem esse papel de servir de guia para que as empresas consigam seguir um padrão de implantação moderno e sustentável, que ajuda a gente a combater as principais mazelas dos nossos centros urbanos”, afirmou.
O executivo deu exemplos práticos da aplicação dos conceitos pela iniciativa privada: “Dentro dessa lógica, isso serviu como um norte para esses conceitos de como eu trago o verde, de como eu trago a impermeabilidade, a capacidade de você caminhar no bairro, tudo para dentro do projeto com esse alinhamento que a gente teve com o caderno”, explicou.
O Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis foi lançado em novembro do ano passado para estimular intervenções por meio de caderno de tipologias urbanas modulares para implementação de Infraestruturas Verdes, Bioengenharia e Soluções Baseadas na Natureza que privilegiem melhoria da drenagem, redução da impermeabilização do solo, estimulem a mobilidade e a segurança viária, entre outros benefícios diretos para a população.
A iniciativa da SDUH foi idealizada com base na Nova Agenda Urbana da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca auxiliar o Estado de São Paulo a atingir as metas do Plano de Ação Climática 2050 (PAC 2050) e das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, aderidas desde 2021, pelo Governo do Estado.