SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039TRC06U81CT5F0CC7
Z7_086423G039TRC06U81CT5F0234

Governo de SP discute diretrizes do Plano Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitacional 2040 em Jundiaí

14/08/2025
Foto ilustrativa

O encontro técnico da Região Metropolitana de Jundiaí foi o primeiro de uma série que acontecerá em todas as regiões do Estado

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano e da Diretoria de Planejamento Urbano e Habitacional da CDHU, realizou nesta quarta-feira (13/08), em Jundiaí, o primeiro encontro técnico regional sobre o Plano Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitacional 2040– PDUH 2040. O objetivo é debater diretrizes e ouvir contribuições para o aprimoramento das ações previstas.

O evento contou com a participação do subsecretário de desenvolvimento urbano, Jose Police Neto; da diretora de planejamento e desenvolvimento da CDHU, Maria Claudia Pereira; de Eduardo Tranni, assessor especial de planejamento da SDUH; além de integrantes das Câmaras Temáticas do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano e representantes de municípios e órgãos estaduais.

Jose Police Neto destacou a importância de ouvir a municipalidade nesse momento e o desafio de proporcionar qualidade e desenvolvimento urbano e econômico sustentável para a região. Ele afirmou que o Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Estado de São Paulo é uma iniciativa inovadora do Governo de São Paulo, destacando o momento crucial em que o plano entra em diálogo com os municípios e, principalmente, com as comunidades mais vulneráveis. “É nesse encontro que conseguimos implementar um plano conciso, competente e eficiente, que promove o desenvolvimento das cidades, garantindo equidade, moradia digna e infraestrutura adequada. Começamos pela Região Metropolitana de Jundiaí, onde discutimos com os municípios diagnósticos e prognósticos, apresentando propostas concretas que podem transformar a vida das pessoas por meio de um planejamento urbano integrado e de políticas habitacionais efetivas”, explicou.

O PDUH 2040 é um instrumento de planejamento que visa alinhar políticas urbanas e habitacionais em todo o Estado de São Paulo, orientando investimentos e fortalecendo áreas como Urbanismo e Habitação Social, Infraestrutura e Mobilidade, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Sua metodologia está alinhada ao Estatuto da Metrópole, aos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs) e às metas da Nova Agenda Urbana e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Maria Claudia Pereira, diretora de planejamento e desenvolvimento urbano da CDHU, comentou sobre a importância do evento: “Neste primeiro encontro técnico regional, iniciamos uma nova etapa de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Estado de São Paulo 2040. Depois de um processo de diagnóstico regional e apresentação de cadernos temáticos, estamos cruzando essas informações para entender melhor a realidade de cada região. Pela manhã, apresentamos material riquíssimo e abrimos o debate para que municípios e órgãos setoriais validassem os pontos destacados. À tarde, realizamos uma oficina regional para debater as diretrizes propostas e aprimorar as ações. Nosso desafio é percorrer todas as regiões do estado, adotando a mesma dinâmica, para que o plano seja útil para o desenvolvimento dos municípios e regiões”.

A Região Metropolitana de Jundiaí faz parte do recorte regional Piracicaba–Campinas–Jundiaí, que reúne 85 municípios e mais de 6,8 milhões de habitantes. Esta área representa 19,5% do PIB paulista, concentra importantes polos industriais e tecnológicos, desempenha papel estratégico na segurança hídrica do Estado e enfrenta expressivas demandas habitacionais.

O diagnóstico regional aponta desafios como a expansão urbana sobre áreas ambientalmente frágeis, a pressão sobre recursos hídricos e a presença de 216 mil pessoas vivendo em favelas. Ao mesmo tempo, a região se destaca pelo dinamismo econômico, pela alta taxa de urbanização (96,16%) e por abrigar centros de pesquisa, universidades e infraestrutura logística estratégica.

Com base nesses dados, o PDUH 2040 busca construir diretrizes capazes de integrar crescimento econômico, preservação ambiental, mobilidade eficiente e redução das desigualdades socioterritoriais.

Eduardo Tranni ressaltou a importância do trabalho na região de Jundiaí para entender a realidade local e desenhar ações concretas que melhorem a vida das pessoas. “Cada desafio identificado, cada unidade habitacional acompanhada, contribui para a construção de um plano mais consistente, integrado e eficiente. Nosso compromisso é registrar essas demandas, monitorar os resultados e garantir que cada etapa do plano promova moradia digna, desenvolvimento urbano e oportunidades reais para as famílias”, concluiu o assessor.

O encontro em Jundiaí faz parte de uma série de eventos regionais realizados pela SDUH e CDHU, com o objetivo de ouvir gestores e especialistas locais, garantir a participação interfederativa e consolidar um planejamento que reflita as necessidades e potencialidades de cada região do Estado.

Z7_086423G031EOD06UT7DLAR00A5
Complementary Content
${loading}