Com investimento de R$ 12,2 milhões, o Programa Casa Paulista entregou 67 casas, nesta quarta-feira (2), no município de Nova Europa, na Região Central do Estado. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) foi responsável pela construção do empreendimento, promovendo moradias dignas a famílias de menor poder aquisitivo.
O diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, salientou o empenho do governador Tarcísio de Freitas, que tem a habitação como prioridade desde o início da sua gestão. “Recebemos a recomendação de acelerar as obras para proporcionar essa alegria para vocês”, afirmou.
"A partir de hoje, vocês vão entrar para o grupo de brasileiros que têm casa própria”, frisou. “Vocês vão viver em um imóvel com financiamento a juros zero, com uma prestação que cabe no bolso da família. E, gastando menos com a casa, vocês poderão investir na saúde, na educação. Isso é dignidade que o Governo e a CDHU estão dando para vocês”, destacou. “Esta obra não é feita só com tijolo. Tem muita energia e coração envolvidos. Sejam felizes”, finalizou.
A técnica de enfermagem Rita Costa Coutinho Silveira, 33 anos, hoje mora em uma edícula e já planeja a mudança para a casa nova. “Eu tentei comprar muitas vezes e não conseguia. As parcelas da CDHU são menores do que o aluguel que eu pago. E agora vou pagar pelo o que é meu. Estou muito feliz”, comemorou.
Thaís Aparecida e Anderson Silva, pais da Sophia e do Nicollas, de 10 e 3 anos, também receberam as chaves do imóvel e se libertaram do aluguel. “Não tem como explicar o tamanho da realização que é comprar uma casa. Temos dois filhos e minha mãe vai morar com a gente. A casa é super bem feita, organizada e atende nossas necessidades”, garantiu Thais.
As casas têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, com 47 m² de área construída. Todas as unidades estão equipadas com piso cerâmico em todos os cômodos, laje, azulejos na cozinha e no banheiro, estrutura metálica nos telhados e sistema gerador fotovoltaico, que contribui para a economia de energia e a sustentabilidade ambiental. Além disso, o residencial conta com infraestrutura completa, incluindo redes de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.
O projeto é resultado de uma parceria entre a CDHU e a Prefeitura de Nova Europa, que doou o terreno para a construção das casas. As famílias foram selecionadas por meio de sorteio público.
Todos os contemplados têm renda familiar de até cinco salários mínimos e vão receber o financiamento dos imóveis conforme as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para esta faixa de renda. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações. O valor da menor prestação é R$ 282,40.