Política Habitacional

Estou no momento em: Início > Política Habitacional

Com o objetivo de cumprir sua principal missão – a construção de novas moradias, a Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo, juntamente com a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, vem ampliando sua atuação e ofertando vários programas habitacionais.

Com isso, a Política Habitacional do Estado tem demonstrado que, além da eficiência técnica, é preciso usar a criatividade na elaboração de propostas que antedam às necessidades da nova sociedade. Observando a classificação das soluções implementadas, percebe-se quantas opções foram pensadas e vêm sendo implantadas para o atendimento dos vários grupos interessados em moradia de interesse social.

Estes programas garantem que a construção de moradias para a população de baixa renda somem-se a outras políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população a ser beneficiada diretamente e da população do entorno como um todo.

As moradias são construídas fazendo-se uso, cada vez mais, de inovações tecnológicas, tais como o aquecimento solar e o desenho universal, que responde pelo atendimento às necessidades de acessibilidade, principalmente, para idosos e pessoas portadoras de deficiência. Na construção e no acabamento dessas moradias, são utilizados materiais construtivos cada vez melhores, exigidos pelo QUALIHAB – Programa da Qualidade da Construção Habitacional do Estado de São Paulo.

De um modo geral, os programas habitacionais da Secretaria buscam atender famílias originárias de:

  • Casamento civil ou religioso;
  • União estável;
  • União homoafetiva (parceiros/as do mesmo sexo);
  • Monoparentais (mãe ou pai com filhos);
  • Anaparentais (sem os pais) ou afetivas (indivíduos que se consideram afamiliados);
  • Indivíduos que vivem sozinhos, com 30 anos ou mais.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas