Governo do Estado entrega 316 moradias populares na zona sul da capital

05/05/2022

Unidades habitacionais foram viabilizadas em parceria com a Prefeitura de São Paulo

O Governo de São Paulo entregou nesta quinta-feira (5) 316 apartamentos da segunda fase do Conjunto Habitacional Chácara do Conde - Prefeito Bruno Covas, no Grajaú, zona sul da capital paulista. Os imóveis, construídos em parceria com a prefeitura, são destinados a famílias retiradas de moradias precárias situadas em áreas de risco na região dos mananciais.

As famílias beneficiadas saíram de áreas de risco localizadas na região sul de São Paulo, como parte do Programa Mananciais, que tem como objetivo a despoluição das represas Billings e Guarapiranga, recuperação e proteção ambiental das áreas degradadas e obras de urbanização de favelas.

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) promoveu, com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação, a habilitação das famílias beneficiárias para a comercialização das unidades habitacionais. Com 10 quadras, o empreendimento possui apartamentos de dois e três dormitórios, 10 zeladorias, sete salas de estudos, sete bicicletários, 10 centros comunitários e estacionamento. Todas as áreas de uso coletivo possuem rampas de acessibilidade.

O conjunto Chácara do Conde conta com duas fases de produção, totalizando 1.290 unidades habitacionais. A primeira fase, com 562 apartamentos, foi entregue em outubro de 2021. Nesta quinta, houve a entrega de 316 unidades habitacionais da segunda fase, e as demais 412 moradias têm previsão de entrega para o segundo semestre.

O Governo de São Paulo está investindo R$ 156,4 milhões nesse projeto habitacional, por meio de convênio com a CDHU. Além da construção das moradias, o Estado executou serviços de terraplanagem, infraestrutura, drenagem, saneamento, abastecimento de água, pavimentação e recuperação ambiental de cinco áreas verdes que somam 120,4 mil m² – uma delas vai se tornar um parque municipal.