Assinatura de contratos do Residencial Chafariz de Pedra, na Capital, acontece nesta semana

03/07/2020

Para evitar a disseminação do coronavírus serão adotadas todas as medidas de prevenção; empreendimento é resultado de parceria entre Secretaria de Estado da Habitação, Caixa e prefeitura de São Paulo

A Secretaria de Estado da Habitação e a Caixa Econômica Federal vão entregar mais 768 apartamentos do Residencial Chafariz de Pedra, em São Paulo. Para evitar aglomerações, a assinatura dos contratos acontece de forma administrativa, nesta semana, no Escritório Regional da Secretaria Municipal, no bairro de São Mateus, zona Leste da Capital. Nesta quinta-feira, 2 de julho, o secretário executivo da Habitação, Fernando Marangoni, e o prefeito Bruno Covas, estiveram no local acompanhando os trabalhos.

Estão sendo adotadas diversas medidas sanitárias necessárias para impedir a disseminação da Covid-19, como atendimento escalonado com hora marcada, assinatura de contratos em mesas separadas com apenas dois representantes de cada família contemplada. Além do distanciamento social de no mínimo dois metros, álcool em gel, máscaras e canetas de uso único serão disponibilizados no local.

“Temos um evento muito importante, mesmo com a pandemia, estamos tomando todos os cuidados, mas as entrega não paralisaram. Estamos atendendo neste empreendimento 768 famílias que foram removidas de áreas de risco da região de São Mateus, em especial do Parque das Flores e do Jardim São Francisco. Essas famílias saem da área de risco e entram numa moradia com toda infraestrutura e qualidade de vida", afirmou o secretário executivo da Habitação e subsecretário da Casa Paulista, Fernando Marangoni.

O Conjunto Habitacional Chafariz de Pedra é resultado de parceria entre os governos federal e estadual e a prefeitura. No total, o empreendimento recebeu investimentos de R$ 97,6 milhões. Desses, R$ 16,2 milhões foram aportados pela Casa Paulista, agência de fomento destinada à construção de moradias populares, ligada à Secretaria de Estado da Habitação. A Caixa destinou R$ 73,7 milhões e a prefeitura R$ 7,6 milhões.

Com 49,15 m² de área útil, os apartamentos têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. O Residencial Chafariz de Pedra é composto por 768 unidades distribuídas em 9 blocos e três condomínios. Todos os imóveis respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela CDHU com pisos cerâmicos em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas, medidores de água individualizados, área de lazer, acessibilidade para cadeirantes e infraestrutura completa, entre outros benefícios. Todos os contemplados têm renda mensal de até R$ 1.800 e, pelo financiamento habitacional, terão até 120 meses para quitar o imóvel.

“Estamos acompanhando aqui a assinatura dos contratos do Residencial Chafariz de Pedra. São 768 unidades habitacionais, investimento de quase R$ 100 milhões, uma parceria entre o governo federal e o governo estadual e a prefeitura de São Paulo. A prefeitura coube também a desapropriação do terreno, um investimento de R$ 11 milhões. Agora só aguardamos a data da Caixa Econômica Federal para poder fazer a entrega de chaves e ter a data da mudança das famílias”, disse o prefeito Covas.