Secretário se reúne com representantes do ramo imobiliário para apresentar programa Nossa Casa

15/10/2019

A Secretaria de Estado da Habitação apresentou, nesta terça-feira (15/10), o programa Nossa Casa para representantes de construtoras e incorporadoras do ramo imobiliário, durante reunião, na sede do Sindicato da Habitação – Secovi-SP. O programa começa com a construção de 26.735 unidades habitacionais em mais de 120 municípios do Estado. A meta é construir 60 mil moradias até o ano de 2022.

O encontro aconteceu na manhã dessa terça-feira (15/10), “Encontros como esse aproximam o Estado da iniciativa privada, que é o que estamos fazendo desde o lançamento do programa Nossa Casa”, disse o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, durante a reunião. “A ideia é construir e melhorar o ambiente de negócios entre Estado, municípios e iniciativa privada, e focar no aproveitamento dos inúmeros terrenos disponíveis e inutilizados pelas cidades”, explicou Amary, incentivando que as empresas do ramo imobiliário estabeleçam contato com as prefeituras, visando a busca de terrenos para a produção de unidades habitacionais por meio do Nossa Casa. Amary explicou ainda que todo o procedimento de inserção no Nossa Casa deve ser feito online, garantindo facilidade e praticidade às prefeituras que se interessarem pela iniciativa.

“Nós trabalhamos com tecnologia e desburocratização. Temos um site especialmente confeccionado para o programa e tudo pode ser feito digitalmente, sem a necessidade de deslocamentos dos representantes municipais”. Sobre a geração de emprego e renda a partir da construção de moradias, a primeira fase do programa – que deve viabilizar cerca de 27 mil unidades - irá gerar três empregos para cada casa construída, fomentando a geração de 81 mil empregos no Estado nos próximos dois anos, segundo Flavio Amary.

“Além disso, nessa primeira etapa, o Governo do Estado aportará cerca de R$ 450 milhões em custos com os projetos, apoio e subsídios à aquisição de moradias nos próximos dois anos. E fomentando também mais investimentos, incluindo outros subsídios do governo federal e a contrapartida da iniciativa privada, da ordem de R$ 2,7 bilhões. Se for considerado ainda o efeito multiplicador desses investimentos, chega-se a cerca de R$ 4,5 bilhões movimentados na economia, no mercado”, explicou. Todas as informações sobre o programa Nossa Casa podem ser encontradas no site www.nossacasa.sp.gov.br.