Santos tem 1,6 mil unidades habitacionais viabilizadas

14/06/2018

Em ato cívico anual de homenagem ao Patriarca da Independência do Brasil, programa Morar Bem, Viver Melhor beneficia 160 famílias com entregas de moradias e mais de mil famílias com anúncios de novas casas

O Governo do Estado de São Paulo transferiu, na última quarta-feira, 13, sua sede da Capital paulista para o Paço Municipal de Santos em ato simbólico em homenagem ao santista José Bonifácio, Patriarca da Independência do Brasil. Durante o dia, o governador Márcio França, o secretário de Estado da Habitação, Nelson Baeta, e o presidente da CDHU, Humberto Schmidt, entregaram 40 novas moradias do Conjunto Habitacional Santos O e 120 do Conjunto Habitacional Santos U – Caneleira IV.

“A demanda habitacional é grande no Estado de São Paulo e, por isso, o governo paulista sempre priorizou a viabilização de novas moradias. Vamos bater o recorde de entrega de casas em quatro anos de gestão, graças às parcerias com os municípios e com o governo federal. Até o final do ano serão 130 mil unidades habitacionais entregues”, falou o secretário Nelson Baeta.

As moradias foram viabilizadas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que investiu R$ 12 milhões nos empreendimentos, por meio do programa Morar Bem, Viver Melhor. Os conjuntos também possuem recursos do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), do Governo Federal. Na ocasião, as autoridades também assinaram convênios para a construção de quatro novos empreendimentos e autorizaram o repasse de recursos para desapropriação de terreno visando novas moradias.

“Nós atendemos a população que mais precisa. É um ciclo demorado: precisamos analisar os terrenos e fazer os projetos antes da viabilização dos conjuntos. Hoje, com a entrega destas unidades às famílias moradoras de área de risco, as assinaturas de convênios e o autorizo de desapropriação de terreno, são mais de 1.600 novas casas para a população e a meta é continuar o trabalho”, disse o presidente da CDHU, Humberto Schmidt.

As unidades entregues nesta ocasião contam com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos até o teto no banheiro e nas paredes da cozinha. O residencial incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação e será entregue com infraestrutura completa, pavimentação, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica.

“Moro em uma casa sem nenhuma infraestrutura. Eu trabalho e fico fora o dia inteiro e, quando chove, fico muito preocupada com a segurança dos meus três filhos. A água entra, alaga, estraga móveis que ainda nem terminei de pagar, causa infiltrações nas paredes e no chão”, diz Fabiana Clemente da Silva, 34, que irá morar com os filhos de 17, 11 e dois anos no CH Santos O, pagando R$ 178 nas prestações mensais. “Ver esse meu novo apartamento me dá vontade de chorar de felicidade. Saber que minha família e meus pertences vão estar em segurança e que estou investindo em uma casa que é minha é uma sensação única, ainda mais por ser garantido que meus filhos vão ter onde morar futuramente”.

Novos convênios

O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a CDHU, autorizou a construção de 716 moradias em quatro novos empreendimentos na Baixada Santista. São eles: Bairro Caruara (132 uhs – primeiro conjunto habitacional para famílias moradoras da área de risco continental de Santos), Bairro Vila Mathias (144 uhs – atendimento das famílias cadastradas pelo Conselho Municipal da Habitação), Bairro Caneleira – Bananal (140 uhs – atendimento de área de risco socioambiental) e Bairro Jabaquara (300 uhs – atendimento de área de risco socioambiental). Aproximadamente 2,5 mil pessoas serão beneficiadas com os novos conjuntos habitacionais.

"É com enorme satisfação que aurotizamos construção de mais moradias para baixada santista. Queremos e vamos continuar investindo no desenvolvimento habitacional de Santos", disse o governador Márcio França

Autorizo para desapropriação de terreno e construção de moradias

O governador assinou autorizo para a CDHU repassar recursos financeiros no valor de R$ 19,6 milhões ao município de Santos com o objetivo de desapropriar o terreno “Estradão”, propriedade da Caixa Econômica Federal, para a construção de aproximadamente 800 unidades. As moradias serão destinadas a famílias oriundas de áreas de risco socioambiental e beneficiarão cerca de 2,8 mil pessoas.

Trabalho desde 2015 – Na região administrativa da Baixada Santista, foram 4.050 Habitações de Interesse Social (HIS) entregues pelo Governo do Estado; outras 1.389 estão com obras em andamento. As unidades entregues e em obras representam R$ 412 milhões em investimentos pelos dois braços operacionais da Habitação – CDHU e Agência Casa Paulista.

Morar Bem, Viver Melhor – Reúne todas as ações e investimentos em habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.