Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Projetos da CDHU trocam "segredos e sabores"

16/03/2018

No mês em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano e de sua  Superintendência de Ações Urbanas, responsável pelas ações sociais pós-urbanização, promoveu um encontro entre mulheres. Reuniram equipes dos projetos do GAU do Pantanal, Guerreiras de Pedro de Toledo e as do Ninho de Cubatão, para trocar experiências, usando a culinária. O encontro foi no Bairro Pantanal, em São Paulo.

A ação foi por meio do  "Projeto Compartilhando Segredos e Sabores". As mulheres desses projetos foram as protagonistas e, que detêm rico conhecimento culinário, adquirido por meio de suas tradições culturais, de suas experiências de vida e da relação privilegiada que estabelecem com o meio ambiente. Nesses encontros, elas se tornam grandes chefs e compartilham receitas.

A iniciativa foi criada pelo NESDEL – Núcleo de Economia Solidária e Desenvolvimento Local, um projeto do programa Serra do Mar, como explica Walkyria Marques de Paula, gerente de Ações de Recuperação Urbana. "É sempre um sucesso este encontro. Já tem algum tempo que a gente realiza e a cada ano o cardápio delas fica mais rico nutricionalmente. Elas trocam receitas e vivências e, além de toda essa alimentação, elas usam o momento também para uma integração social. Fazem novas amizades e garantem um pouco de descontração na vida delas, que são guerreiras, cada qual com a sua história de vida", diz Walkyria. 

As cozinheiras de Pedro de Toledo apresentaram suas receitas que tiveram como ingrediente principal a jaca, uma fruta altamente nutritiva. De Cubatão, prepararam pratos variados usando a banana, que é muito importante para a saúde. Já as chefs do bairro do Pantanal utilizaram hortaliças, legumes e verduras.

O especialista em Pancs – plantas alimentícias não convencionais, Geraldo Varjabedian, destaca a importância do encontro. "Eu trouxe informação e ganhei informação. A minha participação foi apresentar o conhecimento que eu tenho sobre os Pancs, que são plantas de conhecimento universal, mas não fazem parte do mercado. Geralmente, não se encontra embalado para vender. É conhecimento de avó, dos mais antigos, daqueles que moravam em sítios. Eu vi muito disso aqui, com essas mulheres. Elas trabalham com alimentos livres de produtos agrotóxicos e altamente nutritivos. A ideia da CDHU é significativa porque neste encontro elas trocam experiências, enriquecem seus cardápios, reduzem custos da alimentação e aumentam as suas escalas nutricionais", informa.

Cada grupo apresentou três receitas com produtos da sua região,  com prioridade para produtos comuns entre elas. "Eu cresci dentro do Parque da Serra do Mar, comendo muita coisa natural. Lembro que minha mãe preparava nossa comida com o que havia dentro daquela mata e do que plantava. Graças a este projeto, hoje eu sei o valor nutritivo de muita alimentação que antes eu não sabia e, atualmente, consigo compartilhar este conhecimento com outras pessoas", comenta Eliane da Silva, de 37 anos, integrante do grupo de mulheres do projeto NESDEL, de Cubatão.

De Pedro de Toledo, dona Araci dá a receita do estrogonofe de jaca. "Primeiro, retire o caroço do miolo da jaca e corte em tiras. Deixe de molho na água com vinagre para não escurecer. Em seguida, ferva a jaca em água com sal. Prepare o molho de tomate separado. Numa panela, acrescente azeite, cebola e alho e deixe fritar. Depois, acrescente a jaca e um cálice de conhaque. Misture os ingredientes: o molho de tomate que já estava pronto, o ketchup e por último o creme de leite", explica Araci.

Assista aqui ao vídeo sobre o projeto.

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas