Sorteio do Morar Bem, Viver Melhor beneficia mais 262 famílias em Itararé

02/03/2018

Ouvidos atentos, olhos fixos e corações a mil. Assim estavam os mais de 2.400 inscritos no sorteio das 262 casas do Morar Bem, Viver Melhor, construídas pela CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação, em Itararé, região de Itapeva. O sorteio aconteceu na manhã desta sexta-feira (2/3), no Estádio Vergínio Holtz.

Os contemplados irão morar no Conjunto Habitacional Itararé E, do Morar Bem, Viver Melhor, política habitacional do Governo do Estado de São Paulo, que desde 2011 já entregou mais de 146 mil moradias. “A casa própria é o bem mais importante das famílias. Foram mais de quatro mil pessoas, entre inscritos e parentes, esperançosos em conquistar o sonho da casa própria”, disse o presidente da CDHU, Nédio Rosselli. “O empreendimento em questão custou aos cofres públicos R$ 30,6 milhões. Por isso, é importante valorizar esses imóveis que farão parte do novo ciclo da vida de cada um dos sorteados”, completou.

Presente na cerimônia, o deputado federal e ex-secretário da Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, destacou os benefícios para o município quando recebe um conjunto habitacional do Estado. “É uma grande conquista para a cidade. Quanto mais famílias saem do aluguel, a tendência é o valor abaixar e, além disso, durante a obra, a construção das moradias gera emprego e aquece a economia local”, explicou o deputado que também detalhou a programação de entrega das unidades. “Em dois meses, 106 casas serão entregues e, até novembro, o restante”.

Das 262 moradias populares, 54 serão destinadas a pessoas que vivem em áreas de risco, 19 a pessoas com deficiência, 14 a idosos, 11 para policiais e agentes penitenciários e cinco a indivíduos sós. As 159 unidades restantes serão sorteadas entre a população geral inscrita. As inscrições foram realizadas em 14 de dezembro do ano passado, no Ginásio Poliesportivo Antônio Pelissari (Elefante Verde). Das 2.425 famílias cadastradas, 93,89% têm renda de até três salários mínimos.

Antes do sorteio, Maria da Graça Santos, de 47 anos, observava a cerimônia apreensiva. Ela rezava para ser uma das sorteadas da urna verde. Suas preces foram ouvidas: quando ouviu seu nome anunciado no microfone, subiu ao palco com um sorriso estampado no rosto e muito emocionada.

“Moro nessa cidade desde pequena. Criei uma filha pagando aluguel, contando as moedas todos os meses para não me apertar. Isso todos os dias por 20 anos. Minha filha cresceu e conseguiu comprar a casinha dela, então, me chamou para ir morar lá. Mas eu não quero dar trabalho. Agradeço muito a Deus que atendeu minhas preces e tirou meu nome da urna. Agora, eu tenho uma casa própria”, contou a auxiliar de limpeza, que ganha salário mínimo.

Maria ainda não sabe qual será a sua casa, no entanto, as unidades terão entre dois e três dormitórios, de 43,50m² a 55,49m² de área construída, sala, cozinha e banheiro. Ela terá até 25 anos para pagar e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a 20% dos rendimentos.

Outra Maria, só que esta de sobrenome Aparecida de Paula, também teve a mesma sorte da sua xará, nesta sexta-feira. Com 67 anos e aposentada, ela jamais imaginaria conseguir a tão sonhada casa própria com a idade que tem. “Foi uma glória de Deus. Só isso eu tenho a dizer sobre este dia. Com a minha idade conseguir uma casinha é muita bênção. Agora, eu tenho o meu cantinho. Ninguém me perturba mais”, disse Maria, que mora de favor na casa de parentes.

As famílias sorteadas serão convocadas para o processo de habilitação. Na ocasião, deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar e atestar que o chefe da família trabalhe no município há pelo menos cinco anos, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos 30 anos ou mais.

Para o prefeito de Itararé, Heliton Scheidt do Valle, foi um dia muito especial para o município. “Foi muito gratificante participar do sorteio das 262 casas aos cidadãos de Itararé. A CDHU sempre nos atendeu com muita dedicação para que esse evento acontecesse, além de agilizar as obras. São mais de R$ 30 milhões investidos no empreendimento”, informou.

O novo residencial na cidade de Itararé incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação e será entregue com infraestrutura completa, pavimentação, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica, sistema de drenagem e iluminação pública.