Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Secretaria da Habitação sorteia 48 moradias em Canas

08/02/2018

Famílias beneficiadas terão prazo de 25 anos para financiamento com
prestações subsidiadas, sendo calculadas de acordo com a renda mensal

O Morar Bem, Viver Melhor sorteou os inscritos para o Conjunto Habitacional Canas B, com 48 casas, em Canas, na região de São José dos Campos. Foram selecionados no evento os beneficiados com as moradias viabilizadas por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação. O investimento na obra é de R$ 5 milhões.

“Meus dois filhos têm casa, mas eu nunca tive uma para chamar de minha”, diz emocionada a dona de casa Geni da Silva Alves, 63 anos, enquanto segura o envelope que garante sua moradia. “Agora, vou ter um teto só meu, no meu nome, para poder passar o resto da minha vida. Eu não poderia estar mais feliz!”, comemora a primeira sorteada às três vagas de idosos. Sempre pagou aluguel, mas por conta das suas condições financeiras está de favor na casa de um de seus filhos.

Das 48 moradias populares, quatro são destinadas a pessoas com deficiência, três para idosos, dois para policiais e agentes penitenciários. As demais unidades serão sorteadas entre a população geral inscrita, sendo uma unidade para quem vive só. As inscrições foram realizadas no dia 5 de novembro de 2017.

As famílias sorteadas serão convocadas para o processo de habilitação que acontecerá no dia 15 de fevereiro, na Promoção Social de Canas. Na ocasião, deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar no município há pelo menos cinco anos ou atestar que o chefe da família trabalha em Canas no mínimo pelo mesmo período, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos 30 anos ou mais.

O empreendimento é viabilizado pelo Morar Bem, Viver Melhor, por meio da CDHU. O conjunto terá 48 unidades de dois dormitórios, com 56,67 m² de área construída, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O prazo de financiamento das moradias será de até 25 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão entre 15% e 30% dos rendimentos.

“É uma alegria muito grande realizar esse sorteio de 48 casas. Em nome da CDHU, eu garanto que vamos fazer uma análise rigorosa dos contemplados para garantir que as casas sejam destinadas às famílias que se enquadram nas regras do programa e realmente precisam. Nós damos casa a quem não tem casa”, afirmou o diretor-presidente da CDHU, Nédio Henrique Rosselli Filho.

O residencial incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação e será entregue com infraestrutura completa, pavimentação, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica, sistema de drenagem e iluminação pública. As casas terão sistema hidráulico preparado para receber aquecedores solares para água do chuveiro.

De acordo com estudo realizado pela CDHU, são criados 14,5 empregos diretos a cada R$ 1 milhão investido em construção residencial, o que equivale, na entrega desta quarta, a 72 postos de trabalho. Desde 2011, a região de São José dos Campos recebeu 9.762 moradias populares, por meio da CDHU e da Casa Paulista. Além disso, 4.854 habitações de interesse social em construção.

Morar Bem, Viver Melhor
Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas