Morar Bem, Viver Melhor sorteia 205 casas em Santa Rita do Passa Quatro

26/10/2017

O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, participou nesta quinta-feira (26/10) do sorteio de inscritos para o Conjunto Habitacional Santa Rita do Passa Quatro D, com 205 casas de 2 e 3 dormitórios do Morar Bem, Viver Melhor, em Santa Rita do Passa Quatro, na região de Araraquara. O evento, que seleciona os beneficiados com as moradias viabilizadas por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, aconteceu a partir das 18 horas, no Parque Turístico Municipal Jacomo Barbuio (Clube de Campo), no Jardim São Vicente.

De acordo com o secretário, Rodrigo Garcia, o sorteio é a forma mais transparente de mostrar para a população o trabalho sério do Governo do Estado. “Diferentemente dos outros Estados brasileiros, São Paulo continua a realizar o sonho da casa própria, mesmo diante de toda a crise que o País enfrenta. É importante lembrar que os inscritos que conquistaram esse sonho paguem em dia suas prestações, para que a gente continue construindo casas para quem não tem casa”, ressaltou.

Das 205 moradias populares, (7%) são destinadas a pessoas com deficiência, (5%) a idosos, (4%) para policiais e agentes penitenciários. As demais unidades serão sorteadas entre a população geral inscrita, sendo três para pessoas que vivem sozinhas. As inscrições foram realizadas no dia 3 de outubro deste ano. “Hoje, é um dia especial para todas essas pessoas. Quem saiu daqui com o projeto da casa própria também estará deixando de pagar o aluguel que é uma coisa muito importante. E aos que não conseguiram que tenham paciência porque o projeto da casa própria terá continuidade em Santa Rita do Passa Quatro”, avisou o prefeito Leandro Luciano dos Santos.

As famílias sorteadas serão avisadas do processo de habilitação depois do sorteio público. Na ocasião, deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar no município há pelo menos cinco anos ou atestar que o chefe da família trabalha em Santa Rita do Passa Quatro no mínimo pelo mesmo período, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social.

Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos 30 anos ou mais. A aposentada Maria Aparecida Camin, de 64 anos, jamais imaginaria ter o seu próprio lar nesta altura da vida. "A minha vida inteira eu paguei aluguel, sempre com a ajuda dos meus filhos. Nunca imaginaria isso acontecer comigo. Deus é muito fiel", disse Maria, que paga atualmente R$ 650 de aluguel e, em breve, pagará apenas R$ 142 de prestação.

O empreendimento é viabilizado pelo Programa Morar Bem, Viver Melhor, por meio da CDHU. O conjunto terá 205 unidades de dois dormitórios, com 43,50 m² e 52,36 m² de área construída, sala, cozinha, banheiro e área de serviço e está sendo edificado na Rua João Sagiorato, Jardim Boa Vista. O prazo de financiamento das moradias será de até 25 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a 15% dos rendimentos.

O residencial incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação e será entregue com infraestrutura completa, pavimentação, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica, sistema de drenagem e iluminação pública. As casas terão sistema hidráulico preparado para receber aquecedores solares para água do chuveiro. O investimento na obra é de R$ 18,3 milhões.

Desde 2011, a região de Araraquara recebeu 6.143 moradias populares, por meio da CDHU e da Casa Paulista, braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação. Além disso, há 325 habitações de interesse social em construção e outras 1.108 programadas.

Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.