Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Moradores de residencial da CDHU terão oficina de documentário pelo MIS

25/09/2017

Moradores de um conjunto habitacional da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, vão participar, a partir deste mês, de uma oficina de documentário do MIS – Museu da Imagem e do Som. O projeto-piloto desta parceria, batizada de Cine-Casulo, será realizado com famílias removidas de cortiços da Vila Itororó e que moram no Condomínio Residencial Bela Vista, no Centro da Capital.

As aulas vão acontecer no próprio residencial, a partir de 25 de setembro. “Esta é mais uma iniciativa para a inclusão para famílias de baixa renda. Além de oferecer moradia, também existe a preocupação para que esses moradores tenham mais acesso à informação e educação, para que tenham uma melhor integração no condomínio e na sociedade”, diz o secretário Rodrigo Garcia.

A iniciativa tem o objetivo de auxiliar os moradores a retratar e refletir sobre o seu cotidiano, cidadania, participação na sociedade, qualidade de vida, educação ambiental, planejamento, orçamento familiar, entre outros temas, por meio das aulas sobre audiovisual.

A oficina, que segue até 25 de novembro, terá seis encontros e culminará com a produção de um documentário realizado pelos participantes. Cada aula de quatro horas terá um tema, que são: “O que é um documentário”, “Tipos de documentário”, “Aula de produção de roteiro, pauta e pesquisa”, “Captação de som, fotografia e montagem no cinema”. As duas últimas aulas serão dedicadas para a gravação do documentário, que será exibido no MIS e fará parte de uma exposição futura sobre “Representações da cidade a partir de vídeos-populares de moradores dos conjuntos da CDHU”.

O desenvolvimento dessas atividades faz parte do Trabalho Técnico Social da CDHU, desenvolvido pela Diretoria de Atendimento Habitacional, que prevê atividades com os moradores de conjuntos habitacionais, após a entrega das unidades, para estimular a integração e educação de todos os envolvidos.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas