Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Estado participa da abertura da Feicon Batimat e expõe casa-modelo

04/04/2017

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, participaram nesta terça-feira (4/4) da abertura da Feicon Batimat 2017 – 23º Salão Internacional da Construção e Arquitetura. Na feira, a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, braço operacional da Secretaria da Habitação, expõe uma casa-modelo.

A unidade de alvenaria, que atende famílias de baixa renda, foi construída em uma semana e será uma das atrações do evento, que acontece até 8 de abril, no São Paulo Expo – rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda. Entre terça (4/4) e sexta-feira (7/4), o horário será das 11 às 20 horas e sábado (8/4), das 9 às 17 horas.

A casa cerâmica foi executada em alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos e segue as diretrizes de qualidade da empresa, com pé-direito de 2,60m (que permite melhoria na iluminação e ventilação da residência), laje de concreto, piso cerâmico em todos os ambientes, azulejo até o teto nas áreas molhadas, estrutura metálica para o telhado, área de serviço coberta, aquecimento solar e esquadrias de alumínio ou aço galvanizado com pintura eletrostática.

No total, a unidade possui 48,81m² e atende parâmetros da Caixa Econômica Federal. A obra traz uma série de melhorias para tornar a moradia mais confortável, segura e durável, proporcionando maior bem-estar a seus moradores. Assim, a unidade tem ainda aquecedor solar para a água do chuveiro, que além de minimizar impactos ambientais, reduz em até 30% a conta de consumo de energia elétrica. Também são utilizados equipamentos redutores de consumo de água, como bacias sanitárias com volume de descarga menor e torneiras com arejadores que diminuem o fluxo de água.

A casa possui acessibilidade completa, que permite a circulação de moradores com deficiência ou mobilidade física temporária ou permanente por todo o imóvel. Isso também beneficia pessoas obesas ou com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças.

Os cômodos têm espaço para girar cadeiras de roda. Os corredores são largos. As janelas, em altura que permitam visão externa, com vãos de 90 cm. As portas possuem 80 cm de largura. Os banheiros são acessíveis e a lavanderia é coberta.

“O foco é a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Portanto, as unidades habitacionais são projetadas com tecnologias que economizam água e energia elétrica, além de material de qualidade. Ainda hoje, lançamos também o edital de concorrência internacional da PPP Nova Cidade Albor. Serão 13,1 mil moradias em Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo. O investimento será de R$ 2,1 bilhões em uma área de 2,8 milhões de m² e contará com 39 mil moradores”, afirmou o secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia.

Ainda sobre a primeira Parceria Público-Privada de Habitação de Interesse Social no País, o governador Geraldo Alckmin citou como anda o projeto da primeira PPP, que prevê a revitalização da região central da Capital com áreas de comércio, lazer e mais de 2.260 moradias populares.

“Esse projeto da PPP do Centro já entregou as primeiras moradias em tempo recorde de obra, em apenas 11 meses. Temos ainda obras de 91 unidades em andamento na rua Helvétia e alameda Glete, além de outros 1.202 apartamentos que serão construídos no Complexo Júlio Prestes. Todos com infraestrutura completa. Agora, sobre o lançamento do edital da PPP Nova Cidade Albor, os interessados deverão consultá-lo no site da Secretaria da Habitação em até 90 dias”, disse.

Morar Bem, Viver Melhor
O Morar Bem, Viver Melhor é a Política Habitacional do Estado de São Paulo. Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente, inovações e qualidade de vida para as famílias atendidas.

Feicon Batimat
A Feicon é referência na promoção de negócios para toda cadeia da construção civil e arquitetura na América Latina. O evento é realizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado. Considerada como uma das mais importantes plataformas de inspiração para seus milhares de visitantes, a feira possui 24 anos de história. O evento é o único que proporciona uma visão completa da área em um só lugar, reunindo todos os setores da cadeia produtiva e apresentando uma extensa e variada programação temática. A feira é uma das principais datas para o calendário de vendas das empresas e indústrias da construção civil.

Veja mais fotos aqui.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas