Penido apresenta projetos da Habitação no Congresso da AMA

11/11/2016
O presidente da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, Marcos Penido, e o coordenador do Cidade Legal - Programa Estadual de Regularização Fundiária da Secretaria de Estado da Habitação, Renato Góes, participaram nesta sexta-feira (11/11) do X Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, no Ipê Park Hotel em São José do Rio Preto. Eles apresentaram o Morar Bem, Viver Melhor a Política Habitacional do Estado de São Paulo.

A apresentação do presidente da CDHU abordou a melhoria de qualidade das moradias produzidas pela empresa estadual, a eficiência energética, racionalização do uso de água, o modelo de desenho universal, materiais usados para acabamento interno, sustentabilidade e inovação. “A CDHU está presente em 626 municípios paulistas, quase a totalidade das 645 cidades do nosso Estado. Só na região de Rio Preto (São José do Rio Preto) entregamos mais de 42 mil unidades, representando quase 10% do que entregamos em todo Estado”, disse Penido.

Em seguida, o coordenador do Cidade Legal, Renato Góes, falou sobre o desenvolvimento do programa na região de São José do Rio Preto. Hoje, são 58 municípios atendidos, que possuem 39.616 imóveis inscritos. Desse total, já foram beneficiadas 78 mil pessoas com títulos de regularização fundiária em 15.458 imóveis.

Segundo Góes, a regularização fundiária no Estado de São Paulo vai além da produção de moradia porque promove o desenvolvimento socioeconômico do município, do nosso Estado e do País. ""Metade da população urbana do País está vivendo em situação de irregularidade fundiária", alertou.

O encontro, que terminou hoje, teve como tema “os desafios e perspectivas da nova gestão”. O objetivo foi debater as dificuldades que os municípios estão enfrentando por causa da atual crise econômica e a má distribuição de recursos gerados por estados e municípios. A grade de palestras foi preparada para atender a prefeitos eleitos, reeleitos, os que estão saindo e toda a classe de gestores municipais.

A AMA - Associação dos Municípios da Araraquarense organizou o Congresso. Participaram do evento outras entidades que também represantam os gestores, como a APM - Associação Paulista de Municípios, CNM - Confederação Nacional dos Municípios e UVESP - União dos Vereadores do Estado de São Paulo.

Moradias
Desde 2011, a Secretaria de Estado da Habitação – pelo Morar Bem, Viver, Melhor – entregou na região de São José do Rio Preto, mais 7.349 habitações de interesse social, por meio da CDHU e da Agência Casa Paulista. Outras 3.751 unidades habitacionais estão em construção.

Morar Bem, Viver Melhor
O Morar Bem, Viver Melhor é a Política Habitacional do Estado de São Paulo. Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente, inovações e qualidade de vida para as famílias atendidas.