Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Taquaritinga tem sorteio de 77 apartamentos

13/10/2016

O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, participou nesta quinta-feira (13/10) do sorteio de inscritos para o Conjunto Habitacional Taquaritinga H, com 77 casas do Morar Bem, Viver Melhor, em Taquaritinga, na região de Araraquara. O evento, que selecionou os escolhidos para as moradias viabilizadas por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, aconteceu no Clube de Rodeio Os Pampas.

“Os apartamentos ficam numa região muito bem localizada da cidade e têm ótima qualidade. Mais uma vez, o Governo do Estado consegue oferecer moradia para quem precisa de casa”, disse o secretário Rodrigo Garcia.

Das 77 moradias populares, seis foram destinadas a pessoas com deficiência, quatro a idosos e duas para policiais e agentes penitenciários. As demais unidades foram sorteadas entre a população geral inscrita, sendo três para pessoas que vivem sozinhas. As inscrições foram realizadas em agosto deste ano.

"Só o fato de saber que o meu dinheiro agora será investido na minha casa própria me deixa mais aliviada e segura de um futuro promissor. A felicidade tomou conta de mim quando ouvi o meu nome ser anunciado", afirmou Suelen Juliana Oliveira de Freitas, de 19 anos.

O operador de máquinas Willian Cardoso da Silva, de 29 anos, foi mais um dos sorteados. "Com o valor do aluguel que eu pagava vai dar para pagar a prestação da minha casa e ainda vai sobrar dinheiro. Deus ouviu as minhas preces", disse.

As famílias sorteadas foram convocadas para o processo de habilitação, que será realizado entre os dias 19 e 21/10, na Secretaria de Desenvolvimento Social. Na ocasião, deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar no município há pelo menos cinco anos ou atestar que o chefe da família trabalha em Taquaritinga no mínimo pelo mesmo período, não possuir imóvel ou financiamento habitacional, e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos, de 30 anos.

O empreendimento tem investimento de R$ 7,9 milhões. O conjunto terá 77 unidades – com um (49,97 m²), dois (68,93 m²) e três dormitórios (79,91m²). Além disso, terão sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O prazo de financiamento das moradias será de até 25 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a 15% dos rendimentos.

O residencial incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação e será entregue com infraestrutura completa, pavimentação, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica, sistema de drenagem, iluminação pública e quadra de esportes.

De acordo com estudo realizado pela CDHU, são criados 14,5 empregos diretos a cada R$ 1 milhão investido em construção residencial, o que equivale a 114 empregos diretos criados pela obra.

Desde 2011, a região administrativa de Araraquara recebeu 6.066 moradias populares, por meio da CDHU e do programa Casa Paulista. Além disso, há 402 habitações de interesse social em construção.

Morar Bem, Viver Melhor
O Morar Bem, Viver Melhor é a Política Habitacional do Estado de São Paulo. Ela reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente, inovações e qualidade de vida para as famílias atendidas.

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas