Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

CDHU é top na construção civil do Anuário da Época

26/08/2016

A CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, um dos braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação, ficou em primeiro lugar na dimensão Desempenho Financeiro do Setor da Construção Civil do Anuário Época Negócios 360º. A revista, veiculada nesta semana, avaliou 578 das maiores empresas do País e escolheu as 300 melhores. Na classificação geral, a Companhia ficou em 15º lugar neste item.

A avaliação foi realizada pela Fundação Dom Cabral em cima de formulários preenchidos pelas empresas, que foram selecionadas pela receita líquida. Foram consideradas seis dimensões. No setor da Construção Civil, a CDHU ficou em 12º lugar na dimensão Capacidade de Inovar, 15º na Responsabilidade Socioambiental, 20º em Práticas de RH e 21º na Governança Corporativa e Visão de Futuro.

Maior agente promotor de moradia popular no Brasil, a CDHU investe no aprimoramento de seus produtos e busca novas opções construtivas e tecnológicas. “Procuramos sempre inovar, visando à sustentabilidade e à acessibilidade nas propostas urbanísticas e arquitetônicas das nossas moradias”, destaca o secretário da Habitação Rodrigo Garcia.

Em 2014, a Companhia atingiu a marca de 500 mil moradias entregues no Estado, ao longo de sua história. Atualmente, a CDHU faz gestão de uma carteira de mutuários com 326 mil contratos de financiamento ativos, sendo que 90,5 % das famílias recebem até três salários mínimos e pagam, em média, R$ 171 de prestação mensal. A empresa investe em campanhas de renegociação de dívida para mutuários com prestações em atraso. “Este é um dos fatores que permite à empresa manter a carteira saudável, apesar da faixa de renda dos beneficiados”, ressalta o presidente da Companhia, o engenheiro Marcos Penido. 

A CDHU inovou na construção de moradias de interesse social para oferecer mais qualidade de vida e conforto às famílias de baixa renda que residem em imóveis produzidos por ela. Em 2008, foi adotado o atual padrão construtivo. A preocupação com a qualidade vai desde a definição do terreno e elaboração do projeto ao material empregado na obra.

Os imóveis são projetados conforme o Desenho Universal e incorporam uma série de inovações. O conceito consiste em adaptações na planta do imóvel para promover a acessibilidade, não só de pessoas com alguma deficiência física temporária ou permanente, mas também daquelas com estatura diferenciada, obesidade ou com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças.

O pé-direito foi ampliado para 2,6 metros, o que permite melhoria na iluminação e na ventilação da moradia. Os imóveis possuem acabamento de piso cerâmico em toda a residência, azulejos na cozinha e banheiro, esquadrias de alumínio, estrutura de metal nos telhados, laje e medição individualizada de água. Os empreendimentos são implantados com todas as redes de infraestrutura conectadas ao tecido urbano existente, tais como redes de água, esgoto tratado, drenagem, calçadas verdes e pavimentação, bem como arborização viária e recomposição de áreas verdes.

Com foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente, as unidades habitacionais são projetadas com tecnologias que economizam água, energia elétrica e materiais menos impactantes. Um item importante é o aquecedor solar para a água do chuveiro, que além de minimizar impactos ambientais, reduz em até 30% a conta de energia elétrica.

Todo esse empenho em melhorar os seus produtos e tornar a moradia mais confortável, segura e durável, proporcionando maior bem-estar a seus moradores, vem sendo reconhecido no Brasil. Vários de seus programas e melhorias já são incorporados por outras empresas e órgãos de habitação governamentais da Federação.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas