CDHU sorteia 188 apartamentos em Presidente Prudente

08/07/2016

Nesta sexta-feira (8/7), o presidente da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, Marcos Penido, fez o sorteio de 188 apartamentos em Presidente Prudente, no Oeste Paulista. O evento, realizado no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, reuniu as 779 famílias inscritas, que são funcionários públicos estaduais e municipais da cidade.

“Um pedido do prefeito Milton Carlos (Tupã), que já trouxe mais de 3 mil moradias para o município. Os funcionários agora vão realizar o sonho de ter um lar. São 188 apartamentos, com os primeiros 70 entregues este ano, e os demais para 2018. É bom ressaltar que o trabalhador contemplado mantenha sua prestação em dia para que possamos construir novos sonhos, de outras famílias. Quem ganhar até um salário mínimo vai pagar apenas R$132 “, ressaltou Penido.

Das 188 moradias, 14 foram destinadas a pessoas com deficiência, 10 a idosos e outras quatro unidades para pessoas que moram sozinhas. Os demais imóveis foram sorteados entre a população em geral. “Depois de muita conversa com a CDHU, conseguimos realizar este sorteio honesto e transparente para os funcionários públicos de Presidente Prudente. Eu só tenho a agradecer ao presidente Marcos Penido, da CDHU, e ao secretário da Habitação, Rodrigo Garcia, pela parceria e desejar boa sorte às famílias sorteadas e que sejam abençoadas”, disse o prefeito Milton Carlos, o Tupã.

As famílias sorteadas deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar no município há pelo menos cinco anos ou atestar que o chefe da família trabalha em Presidente Prudente no mínimo pelo mesmo período, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e pessoas sozinhas 30 anos ou mais. O processo de habilitação será nos dias 11 e 12 de julho, no Núcleo Regional da CDHUn – rua  Lahuna, nº 308 – Vila Liberdade.

O sorteio realizado na tarde desta sexta-feira fez jus ao propósito e um dos bilhetes retirados pelo presidente da Companhia atendeu aos dois níveis de servidores de uma única vez. Casados há sete anos, o agente de segurança estadual Leandro dos Santos Parcela e sua esposa, a educadora infantil municipal Gabriela Peixoto Parcela, foram contemplados. "É uma alegria única. Só quem já passou por isso consegue me entender. Eu estou muito agradecida e que esta parceria não termine nunca para que outros funcionários públicos tenham chances, até conseguirem, como eu consegui", disse Gabriela, que irá morar no seu novo apartamento com mais dois filhos.

O investimento na edificação dos 188 apartamentos é de R$ 23,9 milhões. O conjunto habitacional, localizado no Bairro do Jabaquara, s/nº, é viabilizado por meio da modalidade empreitada global. Nela, a CDHU contrata uma empresa por licitação para a execução da obra e a Prefeitura doa o terreno.

São 94 unidades com 74,68 m², 88 com 76,93 m² e seis com 62,96 m² de área construída. Os apartamentos têm um ou dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. As unidades foram projetadas conforme conceito do desenho universal e terão piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha e no banheiro, medição individualizada de água, rampas de acesso para pessoas com deficiência, sistemas de gás e telefonia condominial, playground e estacionamento com vagas demarcadas.

As famílias atendidas terão prazo de 25 anos para quitar o financiamento habitacional. As prestações receberão subsídios do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família. Assim, aquelas que ganham de um a três salários pagarão o equivalente a 15% do rendimento.