Serra Negra recebe 98 moradias para famílias de áreas de risco

08/07/2016

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, entregaram 98 moradias no Conjunto Habitacional Serra Negra E, no início da tarde desta sexta-feira (8/7), para famílias retiradas de áreas de risco. No empreendimento, foram investidos R$ 12,9 milhões pela CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, braço operacional da Secretaria.

"São 98 apartamentos construídos com muito bom gosto. Foram investidos mais de R$ 10 milhões. As famílias pagarão R$ 138 para serem donas das suas casas. Isso porque somos o único Estado do Brasil que investe 1% do ICMS no setor da habitação popular", disse o secretário Rodrigo Garcia, que entregou as moradias ao lado do governador Alckmin.

O secretário alertou para a necessidade de as famílias manterem as prestações em dia. "Todas as parcelas pagas à CDHU são investidas em habitação popular para viabilizar novas moradias para quem ainda precisa de uma casa. É importante que vocês paguem em dia as prestações. Sem o nosso subsídio, as parcelas seriam de R$ 1.170. Com o subsídio do Governo do Estado para as construções, o valor abaixa mais de R$ 1 mil", completou o secretário.

O terreno foi doado pela Prefeitura. "Os apartamentos da CDHU são construídos com extremo padrão de excelência", ressaltou o prefeito de Serra Negra, Antônio Luigi Ítalo Franchi Bimbo.

Do total de unidades, 79 são para a população em geral, sete para deficientes, cinco para idosos, quatro para policiais e agentes de segurança, e três para indivíduos sós. "Desde a década de 70, pago aluguel todo mês. Agradeço a toda a equipe da CDHU pelo empenho nas obras. Minhas netinhas estão supercontentes com a nossa casa", comemora Maria Inês Forão.

Toda a infraestrutura foi instalada – redes de água e esgoto, drenagem, pavimentação, rede elétrica, iluminação, passeio público e paisagismo. Há três tipos de apartamentos: 49 unidades com 67,24m²; 45 de 67,66 m²; e quatro com 50,41m². Possuem azulejos nas áreas úmidas, piso cerâmico com rodapé, esquadrias em alumínio e equipamentos de playground.

"Nunca pudemos ter um cantinho nosso, sempre pagando aluguel. Ter uma moradia dessas bem construída, linda, me deixa sem palavras. Como é nosso o imóvel, tomar conta é um orgulho imenso", afirma Edilene Maria de Oliveira Thomazi, que fez a inscrição na prefeitura há três anos junto com o marido Sidney Tomazio. Eles moram em Serra Negra há mais de 15 anos. "Chegamos primeiro pela ansiedade de receber as chaves, que significa ter a casa em nossas mãos", conta Tomazio.

Em Serra Negra, o Estado já entregou 457 moradias e mais 100 apartamentos estão previstos. "Os apartamentos são para as famílias saírem do aluguel. Estamos com mais de 105 mil unidades em obras. A construção de cada apartamento gera 1,3 empregos diretos", falou o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Região de Campinas

Quase 100 mil famílias foram beneficiadas com moradia definitiva até hoje na região. Além disso, mais 14.228 unidades estão com obras em andamento e outras 3.495 moradias estão previstas. Em todo o Estado, mais de 556 mil habitações já foram entregues.