Famílias de reassentamento de Capão Bonito recebem 26 casas da CDHU

07/07/2016

O presidente da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, Marcos Penido, entregou nesta quinta-feira (7/7) 26 unidades habitacionais para famílias removidas do reassentamento Jardim Boa Esperança, em Capão Bonito, região de Itapeva. Foram investidos R$ 2,1 milhões na construção das novas residências.

"É sempre uma alegria estar presente em entregas de casas da CDHU, momento em que você participa da realização do sonho de uma família. Hoje, aqui em Capão Bonito, podemos mostrar o resultado do que é uma boa administração do Governo de São Paulo, nesta entrega de 26 lares dignos, muito bem elaborados, de um projeto de 90 unidades", disse Penido.

As famílias serão transferidas de moradias precárias para um conjunto com infraestrutura completa. As casas, com aquecedores solares já instalados, possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 43,50 m². As novas unidades habitacionais têm piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha, além de esquadrias em alumínio. O empreendimento também tem redes de água e esgoto, rede elétrica e iluminação pública, pavimentação, passeio público e paisagismo.

O prefeito Júlio Fernando destacou a importância do projeto. "Hoje, finalizamos um projeto que começou há 8 anos e só quem participou sabe a evolução que o Jardim Boa Esperança, aqui de Capão Bonito, alcançou. Finalizamos as últimas unidades de um trabalho que deu moradias para 90 famílias. Além disso, trouxemos pavimentação, iluminação, quadra poliesportiva, praça e uma creche. É desta forma que eu me despeço do meu último mandato como prefeito de Capão Bonito, cuidando de gente e proporcionando qualidade de vida", falou.

Cada unidade custa R$ 82,7 mil, com prestações subsidiadas que vão de R$ 132 a R$ 698,10. O empreendimento habitacional é uma parceria com a Prefeitura de Capão Bonito, que foi firmada em maio do ano passado. A obra foi realizada pela Construtora Constrói Ltda.

O vigilante patrimonial Cleber dos Santos não vai mais precisar morar de favor. Ele e sua esposa Helen Letícia, juntamente com seus dois filhos, vão morar na casa 122, do Jardim Boa Esperança. "O que aconteceu na minha vida e da minha família é a prova de que nunca podemos perder a esperança em Deus", disse Cleber, que vai pagar apenas R$ 132 de prestação, por mês, da sua casa própria.

No município, também está em obras o Conjunto Habitacional Capão Bonito H, com 266 unidades habitacionais. A previsão de entrega é em 2018, com o investimento de R$ 21,5 milhões pelo Governo do Estado. Há ainda outras 109 moradias, sendo viabilizadas por meio da Casa Paulista.

Região de Itapeva

A Secretaria de Estado da Habitação já entregou 14.065 moradias na Região Administrativa de Itapeva, por meio da CDHU e da Casa Paulista. Mais 3.727 unidades estão em construção e 320 moradias estão programadas.

Outros eventos

O engenheiro Marcos Penido recebeu o Título de Cidadão Capão-Bonitense. A homenagem foi no gabinete do prefeito Júlio Fernando Galvão Dias. O presidente da CDHU também participou da inauguração da Casa do Adolescente “Mateus Akira Okamoto”, no município.