Secretário sorteia 175 moradias em Cafelândia

14/05/2016

O município de Cafelândia, na região de Bauru, recebeu neste sábado (14/5) o sorteio de 175 moradias da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação. O evento aconteceu em duas etapas. O primeiro foi do Empreendimento Cafelândia F, com 31 unidades, pela manhã. As outras 144 moradias, que compõem o conjunto Cafelândia G, foram sorteadas no período da tarde pelo secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, e pelo prefeito Luís Otávio Conceição de Carvalho, no ginásio municipal de esportes, que ficou lotado.

Para o sorteio, estavam inscritas 1.378 famílias, que compareceram para depositar na urna a senha distribuída durante o processo de inscrição, realizado em março de 2016. Das 175 casas, 146 foram destinadas à população em geral, 14 para portadores de deficiência, 10 a idosos, duas para policiais e agentes penitenciários e três para indivíduos sós.

O secretário Rodrigo Garcia lembrou que apesar da crise moral, ética e econômica que o Brasil enfrenta o Estado de São Paulo está de pé. “Está trabalhando e procurando mostrar que tem muita gente séria que procurar fazer o bem comum”, ressaltou. Na sequência, ele retirou da urna dos idosos o primeiro nome, o de João Ribeiro, de 63 anos, que subiu ao palco, acompanhado de sua esposa, Neusa Pinheiro da Silva Ribeiro, de 57 anos. Ela não se conteve e disse aos prantos: “Era o meu maior sonho. Só Deus mesmo para ouvir as nossas preces. Nunca perdi a esperança de uma vida melhor e, hoje, é o começo dessa mudança”.

Com 56,57m² de área construída, os imóveis têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As unidades terão piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos até o teto no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha e do tanque, laje em todo ambiente interno, estrutura metálica no telhado, muro de divisa entre os lotes, esquadrias de alumínio, passarela de acesso e sistema de aquecimento solar para água do chuveiro.

Os conjuntos habitacionais são viabilizados em parceria com a prefeitura, que doou o terreno e administra as obras. A CDHU repassa os recursos financeiros ao município e supervisiona todas as etapas dos trabalhos. O investimento nestas duas obras é de R$ 19 milhões – R$ 3,8 milhões para o conjunto habitacional G e R$ 15,2 milhões para o conjunto F.

O prefeito Luís Otávio agradeceu o apoio do secretário Rodrigo. Segundo ele, em todos os cargos que ocupou, Rodrigo nunca se esqueceu de Cafelândia. Ele ressaltou ainda o valor da casa própria na vida da família. "Eu demorei 10 anos para construir a minha casa. Sei muito bem o quanto é importante ter o próprio lar. Espero que os sorteados cuidem com muito carinho deste bem tão precioso para a família", afirmou.

Habilitação

As famílias sorteadas serão convocadas para o processo – no conjunto F ainda não há data definida e no G, será realizada no dia 24, na Sede da Terceira Idade. Na ocasião, deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar no município há pelo menos cinco anos ou atestar que o chefe da família trabalha em Cafelândia no mínimo pelo mesmo período, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos 30 anos ou mais.

As famílias atendidas terão prazo de 25 anos para quitar o financiamento habitacional. As prestações receberão subsídios do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família. Assim, aquelas que ganham de um a três salários pagarão o equivalente a 15% do rendimento.

O tratorista Anderson Donizete de Araújo Leite, de 23 anos, e Natália Cristina Custódio Jorge, 19, moram de favor no sítio onde trabalham e cuidam de dois filhos. Eles foram contemplados no sorteio das 31 casas na Vila Simões, no Distrito de Cafelândia. "Foi a melhor bênção das nossas vidas. Teremos o nosso canto agora", disse Natália, que está à espera do terceiro filho.

Região Bauru

Foram mais de 23.600 unidades habitacionais entregues, sendo que 584 foram construídas em Cafelândia. Mais 1.407 unidades estão em obras e outras 1.542 estão em programação. Em todo o Estado, foram entregues mais de 550 mil moradias populares.

Mais informações para a imprensa
Superintendência de Comunicação Social
(11) 2505-2049