Habitação é tema de encontro com gestores em Taubaté

19/11/2015

O secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o presidente da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, Marcos Penido, realizaram nesta quinta-feira (19/11) do Encontro Regional de Habitação Vale do Paraíba. O encontro aconteceu em Taubaté e reuniu gestores de toda a região, que puderam recebem em primeira mão informações sobre as ações do Governo do Estado na área habitacional.

"Estamos aqui, em Taubaté, para uma reunião sobre habitação e para mostrar as novas diretrizes da CDHU no Estado. Temos realizado esses encontros nas diferentes regiões do Estado para sanar dúvidas individuais dos prefeitos sobre o setor habitacional e ajudar com que mais famílias conquistem o sonho da casa própria. Falamos sobre PPP, Casa Paulista e Cidade Legal, além de outros programas que vão nortear a Habitação para os próximos anos”, falou o secretário Rodrigo Garcia.

Os presentes puderam receber informações específicas de cada cidade. Técnicos da CDHU e do Programa Cidade Legal para o atendimento individualizado, esclarecendo ao lado do secretário e do presidente da Companhia dúvidas dos prefeitos e de suas equipes.

Para o presidente da CDHU, Marcos Penido, a Companhia tem sempre feito dos prefeitos grandes aliados e é importante essa parceria com os municípios. “Hoje, estamos aqui para falar de negócios. Enquanto o resto do País tem dificuldade em fechar suas contas, São Paulo fala em investimento. Nós acreditamos que este seja o caminho para combater a crise", disse.

A Região do Vale do Paraíba é composta por 35 municípios: Aparecida, Arapei, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucai, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luis do Paraitinga, Silveiras, Taubaté e Tremembé.

O prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz Monteiro Júnior, anfitrião do evento, ressaltou a parceria com o Governo do Estado. “É importante falar que a parceria com o Estado nos dá condições de urbanizar os conjuntos habitacionais da nossa cidade. São conjuntos da década de 80. São cerca de 3 mil moradias, sendo restauradas com investimentos de R$ 15 milhões. Esse trabalho é importante porque, quando uma família tem uma casa, ela se livra do aluguel e pode investir em outros benefícios para o seu crescimento. É muito bom discutir Habitação. A presença de vocês é muito importante em Taubaté, ainda mais para discutir a Política Habitacional", destacou o prefeito.

O presidente do Comitê Cidade Legal, Renato Góes, também pôde passar orientações ao presentes sobre o Programa Estadual de Regularização Fundiária, o Cidade Legal. Segundo ele, é meta do programa buscar sempre uma regularização cada vez mais séria, eficaz e com benefício social maior. “Nesta região, já são mais de 700 núcleos conveniados, com uma população aproximadamente de 100 mil famílias que necessitam desta parceria Estado/município. Taubaté tem produzido a segunda maior regularização fundiária do Estado. Perde apenas para São José do Rio Preto”, anunciou.