Palmital recebe da Secretaria da Habitação 148 casas

27/08/2015

O secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, entregou, no final da tarde desta quinta-feira (27/8), 148 casas para famílias de baixa renda em Palmital, cidade onde se realiza uma das maiores festas de Santo Reis do País. A Secretaria, por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano investiu R$ 15,2 milhões na construção do Conjunto Habitacional Padre Inocente Osés – rua Paulo Bueno de Carvalho, Bairro São José.

"Nós sabemos que na vida pública nem sempre as ideias, os projetos acontecem no tempo em que a gente espera. Mas, quando eles se realizam, é uma satisfação participar desses momentos e é isso que estamos fazendo hoje em Palmital. Um projeto que  começou na gestão passada, hoje, se concretiza", ressaltou Rodrigo. "Foram 148 casas sorteadas de maneira justa e transparente. Porém, quero deixar um recado para as famílias que não foram contempladas: nós estamos trabalhando e a prefeita (Ismenia Mendes Moraes) já fez aquisição de novos terrenos e o governador já autorizou um novo conjunto habitacional para Palmital", anunciou.

O secretário informou ainda que só na região de Marília há mais de 1.300 unidades habitacionais em obras e, no Estado, mais de 30 mil. "Em parceria com a União, por meio do programa Minha, Casa Minha Vida, já ultrapassamos a meta das 100 mil unidades. Somos o único governo que investe 1% da arrecadação em moradia popular. Só a CDHU investe R$ 400 milhões em construção de casas. Portanto, mantenham em dia suas prestações para que a gente consiga somar ao orçamento da Companhia e, com isso, construir mais casas para outras famílias que ainda não realizaram o sonho que vocês realizam hoje. Sejam felizes", desejou Rodrigo.

O empreendimento foi viabilizado em parceria com a prefeitura, que doou o terreno e administrou as obras. Com mais este conjunto habitacional, são 614 moradias entregues pela Secretaria da Habitação, por meio da CDHU, no município de Palmital. As casas têm dois e três dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 56,67 m² e 66 m² de área construída. Os imóveis foram projetados segundo conceitos do Desenho Universal e entregues com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha, estrutura metálica na cobertura, esquadrias em alumínio e instalação hidráulica preparada para receber aquecedor solar para água do chuveiro.

O dito popular "a esperança é a última que morre" fez jus à família do pedreiro Francisco Silva, que conquistou a casa própria na quarta tentativa. Sua esposa havia tentado por três vezes e já estava sem esperança. "Eu nunca perdi as esperanças. Após dez anos, pagando aluguel, é agora que vou desfrutar do meu canto, com minha esposa e os meus três filhos", comemorou.

Na área externa das moradias, as unidades possuem muro de divisa entre os lotes e passarela de acesso. As ruas do residencial estão todas pavimentadas e contam com guias, sarjetas, passeios públicos, paisagismo e completa infraestrutura com redes de água, esgoto, drenagem, galeria de águas pluviais e iluminação pública.

A prefeita Ismenia Mendes Moraes cumprimentou o secretário Rodrigo Garcia pelo apoio ao município. "Eu sei do trabalho dele à frente da CDHU, para que cada vez mais a população tenha acesso à casa própria. É um programa muito sério. Para Palmital, já temos assinados outros convênios, além dessas 148 casas. Portanto, para aqueles que ainda não  conseguiram, peço que tenham calma que mais casas serão construídas futuramente. Palmital está em festa, principalmente para as famílias contempladas que irão desfrutar dos seus novos  lares", disse.

As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público, realizado em junho deste ano. Elas terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários mínimos desembolsará 15% dos rendimentos. Em Palmital, 98% das famílias que receberão as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 118,20.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

Superintendência de Comunicação