Secretário Rodrigo entrega 754 moradias populares em Araraquara

25/08/2015

O Governo do Estado de São Paulo entregou, nesta terça-feira (25/8), as chaves da casa própria para 754 famílias de Araraquara. As moradias foram edificadas no Parque Residencial Valle Verde, em empreendimento viabilizado pela Casa Paulista, braço operacional da Secretaria Estadual da Habitação, em parceria com o Governo Federal. O próprio secretário da Habitação Rodrigo Garcia, ao lado do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, recebeu os contemplados em evento que teve transmissão simultânea da entrega de mais 1.237 moradias em Catanduva. Também houve entrega em outras duas cidades de São Paulo ao mesmo tempo: Araras e Mauá.

“É grande a alegria de viver esses momentos importantes da realização de sonhos acalentados por vocês durante muitos anos: o sonho da casa própria”, afirmou Rodrigo, destacando a importância da parceria selada entre os governos Federal, Estadual e Municipal. “Só assim podemos atender a demanda por habitações, uma vez que, em São Paulo, os custos de terrenos, serviços e infraestrutura são elevados e graças à criação da Casa Paulista pelo governador Alckmin essas realizações tornaram-se possíveis”, completou.

Emocionada, Gislaine Aparecida de Souza, quatro filhos, que representou os novos moradores, agradeceu pela conquista de sua casa. “Estou muito feliz. Obrigada por este presente”, disse. Não menos emocionada estava Dalva de Souza ao receber a chave da casa própria das mãos de Rodrigo Garcia.

Para o prefeito Marcelo Barbieri, o dia foi de festa. “Enfim, chegou o grande dia. Foi muito difícil chegar até aqui, mas agora Araraquara tem um novo bairro, Valle Verde. Graças ao programa Minha Casa, Minha Vida e ao Governo do Estado, vocês têm a casa própria, que pagarão durante dez anos prestações de R$ 25 a R$ 80”, ressaltou. Muitos dos beneficiados deixarão de pagar R$ 600 por mês de aluguel, de acordo com pesquisa no município.

As 754 moradias têm aporte de R$ 7,3 milhões da Casa Paulista (R$ 9,7 mil por unidade) e recursos federais de R$ 52,8 milhões, totalizando investimentos de R$ 60,1 milhões. Essas unidades habitacionais fazem parte de um total de 1.432 casas do Parque Residencial Valle Verde, em investimento total de R$ 114,1 milhões, dos quais R$ 13,9 milhões são oriundos do Estado, a fundo perdido, e R$ 100,2 milhões, da União. As demais 678 moradias estão em construção, com previsão de entrega no final do ano. As habitações ficam na avenida Bercholina Laves Conceição, no Jardim Roberto Selmi Dey.

Os recursos foram repassados pelo Governo Paulista para a Caixa Econômica Federal, agente financeiro responsável pela contratação de empresas, supervisão de obras e financiamento do empreendimento. A agente promotora é a construtora Centro Minas. No total, as ações da Casa Paulista somam 1.992 moradias em produção no município, com aporte de R$ 21 milhões.

Todas as moradias foram destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil (público-alvo do programa da agência Casa Paulista). Os beneficiados, que não podem ter participado anteriormente de programas habitacionais, terão 120 meses para a quitação do imóvel. A menor prestação é de R$ 25 por mês e a maior, de R$ 80 por mês. Serão beneficiadas 5.728 pessoas.

As novas unidades respeitam e incorporaram as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação, com área de lazer, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água, aquecimento solar para chuveiro, acessibilidade, entre outras melhorias, e infraestrutura completa. Os condomínios dispõem de pavimentação, paisagismo, espaço reservado para estacionamento, quadra poliesportiva, playground, área de lazer, centro comunitário e portaria.

A parceria

O Governo do Estado selou parceria com o Governo Federal, em janeiro de 2012, para a viabilização de 100 mil novas moradias no Estado de São Paulo, meta superada em dezembro de 2014. O acordo de cooperação é executado pela Casa Paulista, agência de fomento habitacional, lançada pelo governador Geraldo Alckmin, e pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Os agentes financeiros executores são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Casa Paulista

A Agência Casa Paulista foi criada em setembro de 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo, para fomentar a habitação de interesse popular e acelerar o atendimento à demanda habitacional em território paulista. Classificada como marco substancial de mudança na política habitacional em São Paulo, estabelece parcerias, capta recursos junto a governos, agentes financeiros e iniciativa privada e destina subsídios e microcréditos para viabilizar ou melhorar as condições de moradias para famílias de baixa renda, especialmente entre um e cinco salários mínimos.

Superintendência de Comunicação