Secretário entrega as chaves de 155 casas em Bragança Paulista

21/08/2015

A Estância Climática de Bragança Paulista viveu dia de alegria nesta sexta-feira (22/8). É que 155 famílias de baixa renda conquistam a casa própria. O secretário de Estado da habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, entregou as chaves das moradias da segunda etapa do Conjunto Habitacional Vereador Adílson Leitão Xavier, localizado na avenida Herculano Augusto de Toledo, esquina com a rua Alziro de Oliveira, Bairro Eneida Cortes.

Por meio da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, a Secretaria da habitação investiu R$ 13,9 milhões no empreendimento que tem um total de 206 moradias, das quais 51 unidades foram entregues à população em dezembro do ano passado. As casas têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro e 43,03 m² de área construída. Os imóveis contam com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha, laje e instalação hidráulica preparada para receber aquecedor solar para água do chuveiro. Dezessete delas estão adaptadas para portadores de necessidades especiais.

A família do metalúrgico Emerson Aparecido Aranda, 41 anos, foi uma das contempladas. Casado há 15 anos com Sabrina Sciolla Aranda, 37, e pai de 5 filhos, Emerson finalmente poderá dar uma vida melhor para seus familiares. “Começamos uma nova etapa com a realização deste sonho”, falou.

No início do casamento, o jovem casal morava de favor em um quartinho na casa da mãe de Emerson. Situação que permaneceu até 2002, quando foram sorteados pela CDHU. “Fizemos uma grande festa com churrasco e comemoramos muito quando soubemos que estávamos classificados para receber uma das casas”, lembra.

Desde então, o casal teve diversos endereços e mudou-se tantas vezes que nem sabem dizer quantas. “Alugávamos um imóvel e ficávamos até que o proprietário realizava alguma melhoria e aumentava o preço do aluguel. Então, buscávamos outro lugar compatível com nossa renda”, conta Sabrina.

Atualmente, a família paga R$ 800 de aluguel em uma casa antiga no bairro Parque dos Estados. “A prestação da nova casa é muito menor. O dinheiro que pagávamos para a imobiliária será investido em melhorias para nossa casa própria”, diz Emerson.

Sabrina também elogiou a localização do imóvel. “Aqui, tem tudo perto. Não preciso me preocupar com escola para as crianças, mercado, farmácia ou padaria. Nós não temos carro. Então, é muito importante todo tipo de serviço com fácil acesso. Morávamos em um local isolado”, relembra ela.

A entrega das casas acontece justamente na data em que se comemora o “Dia da Habitação”, coincidência destacada pelo secretário Rodrigo Garcia. “Concluir esta obra e realizar o sonho de tantas famílias neste dia especial é uma ocasião que demonstra bem o esforço do Poder Público em atender a população paulista”, destacou o secretário em sua fala.

Rodrigo diz que o Governo do Estado tem cerca de 130 mil moradias em construção e que o combate ao déficit habitacional é mais efetivo com pessoas comprometidas em servir a população.  “A CDHU tem uma longa história e hoje é mais um capítulo com final feliz”, concluiu.

O empreendimento foi viabilizado em parceria com a prefeitura, que ficou responsável pela doação do terreno e contratação e administração da obra. A CDHU, por sua vez, repassou os recursos financeiros conforme o andamento dos serviços. As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público e terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários mínimos desembolsará 15% dos rendimentos. Em Bragança Paulista, 94% das famílias que receberão as chaves dos imóveis nesta sexta-feira estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 118,20.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

Superintendência de Comunicação