CDHU faz plantão para atender mutuários inadimplentes em São Vicente

23/07/2015

No próximo sábado (25/7), a Secretaria de Estado da Habitação de São Paulo, por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, vai promover novo plantão para atender mutuários inadimplentes, no município de São Vicente. A ação será realizada das 10 às 16 horas, no Telecentro México 70 – avenida Brasil, 648, na Vila Margarida.

Podem renegociar a dívida mutuários com mais de três parcelas da casa própria em atraso. Eles terão condições especiais de pagamento. Segundo o secretário da Habitação Rodrigo Garcia, os casos serão analisados individualmente, de acordo com as condições financeiras do titular do contrato. Para ser atendido, é necessário ter em mãos: RG, CPF e um boleto da prestação do imóvel pago ou não.

A taxa de inadimplência na carteira de mutuários da CDHU baixou 12,27%, nos últimos quatro anos. A redução é resultado das ações de estimulo à renegociação de dívidas e recuperação de crédito habitacional, promovidas pela campanha Fique em Dia com a Sua Casa, lançada em 2011.

Por meio da campanha, a Secretaria promove plantões de atendimento e audiências de conciliação para estimular a renegociação de dívidas dos mutuários, com mais de três parcelas em atraso.  “Antes, a inadimplência no Estado era de 29,24%. Hoje, alcançamos a marca de 16,97%, um dos menores índices já registrados. Queremos que todos fiquem em dia com a sua prestação, por isso, oferecemos condições especiais, de acordo com as condições de cada um”, destaca o secretário.

Rodrigo informa que, de janeiro a dezembro de 2014, foram firmados por meio da campanha 31.621 acordos que, somados, representam R$ 105,5 milhões renegociados. Apesar dos bons resultados, a meta da CDHU para este ano é reduzir ainda mais a inadimplência. “Temos de avançar, pois quanto menor o índice, maiores serão os investimentos em moradia. A cada 1% de redução na inadimplência é possível construir 100 novas unidades”, ressalta o secretário.

Unidade móvel

De acordo com o secretário, a ideia é intensificar os plantões nos conjuntos habitacionais para chegar mais perto dos mutuários.  “Neste ano, a campanha recebeu o apoio de uma unidade móvel, que permitirá ampliar ainda mais os serviços oferecidos nos escritórios regionais da Companhia, incluindo Capital e Interior. É um projeto-piloto que poderá ser ampliado para o Estado”, explica.

Causas da inadimplência

Segundo pesquisa realizada pela CDHU, as principais justificativas dos mutuários para o atraso nas prestações da casa própria estão relacionadas à perda de renda, separação do casal e problemas de saúde. Por isso, durante os mutirões de renegociação, os casos são analisados individualmente de acordo com as condições financeiras do titular do contrato. “É importante que a população perceba a importância de manter as prestações em dia e, em caso de atraso, procure regularizar a situação o quanto antes para que a dívida não vire uma bola de neve, afinal, o imóvel é um patrimônio de toda a família”, destaca o presidente da Companhia, Marcos Penido.

Com 325.728 mil contratos ativos no Estado de São Paulo, a CDHU tem priorizado o atendimento habitacional às famílias de baixa renda. Hoje, 90,5% dos mutuários atendidos pela empresa recebem até três salários mínimos e pagam em média R$ 160 de prestação mensal.

Fique em dia

Os interessados em firmar um acordo com a CDHU devem comparecer às audiências ou postos regionais de atendimento, portando RG, CPF e um boleto da prestação pago ou não. O calendário com as datas dos mutirões e endereços dos escritórios podem ser obtidos no site www.cdhu.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-0002348. A ligação é gratuita.

A CDHU também oferece serviços pela internet. No Portal da empresa (www.cdhu.sp.gov.br), é possível obter informações sobre financiamento, emitir boletos de prestações, calcular o parcelamento de débito, realizar acordos e emitir parcela de amortização de débitos.

Foto: Vinicius Fonseca

Superintendência de Comunicação