SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039TRC06U81CT5F0CC7
Z7_086423G039TRC06U81CT5F0234

Digitalização do Graprohab agiliza licenciamento habitacional na região de Campinas

Sistema eletrônico reduz prazos de análise em até 25% e aumenta aprovações de empreendimentos habitacionais

05/08/2025
Foto ilustrativa

O presidente do Graprohab, Lacir Baldusco, destacou os resultados obtidos com a implantação do sistema 100% eletrônico de licenciamento habitacional, durante palestra voltada a empreendedores do setor imobiliário em Campinas. O encontro, promovido pela Allrea, reuniu profissionais e empresários da construção civil em um hotel da cidade, na tarde de terça-feira (05/08).

Com o tema “Graprohab Digital: modernização e desburocratização do processo de licenciamento habitacional”, Baldusco apresentou os principais avanços da digitalização, implantada em fevereiro de 2024. “Após uma longa trajetória de trabalho, conseguimos trazer agilidade ao processo. Com isso, conseguimos atender melhor as expectativas do mercado imobiliário e habitacional”, explicou Lacir Baldusco, salientando que o setor movimenta a economia e gera emprego e renda.

Entre os benefícios do novo modelo, estão redução de custos, maior rastreabilidade, segurança de dados, transparência, agilidade e menor impacto ambiental, com a eliminação do uso de papel. “Nosso objetivo é transformar o Graprohab em um verdadeiro ‘Poupatempo’ do licenciamento imobiliário, com regras claras, prazos definidos e atendimento ágil”, explicou o presidente, detalhando que a iniciativa mudou completamente o fluxo de trabalho. “Antes, um processo levava uma semana apenas para circular entre o protocolo e o setor de análise. Agora, o envio é instantâneo”, completou.

Baldusco também apresentou o Graprohab Integra, que permite tramitação paralela de processos entre Estado e municípios. Campinas foi a primeira prefeitura a aderir ao sistema, que possibilita alterações de projeto de forma digital. “Assim é possível aproveitar análises já realizadas, evitando começar do zero”, detalhou.

Após um ano de sua implantação, o Graprohab Digital apresentou resultados significativos, como a redução do tempo médio de análise no Estado, que caiu 17,55%, passando de 131 para 108 dias. “O número de empreendimentos aprovados aumentou em 10%, a área total de glebas licenciadas subiu 5,7% e a quantidade de lotes ou unidades habitacionais aprovadas cresceu 22,42%”, expôs Baldusco para a plateia.   Em Campinas, o prazo de aprovação passou de 179 para 157 dias, um ganho de produtividade de 12,3%, enquanto na Região Metropolitana de Campinas a redução no prazo de aprovação chegou a 25,7%.

O presidente do Graprohab adiantou que as inovações do sistema continuarão com a implantação da 2ª fase do Graprohab Digital. “Nossa equipe de tecnologia já está trabalhando para aperfeiçoar o sistema, com base nos erros identificados durante o processo e nas sugestões dos próprios usuários”, explicou.

Entre as melhorias previstas estão também a migração do atual sistema eletrônico de Declaração de Não Enquadramento para a interface do SEI (plataforma tecnológica que sustenta o Graprohab Digital) e a criação de um dashboard de acompanhamento, que permitirá ao usuário monitorar, em tempo real, o uso e o desempenho do sistema, tanto internamente quanto externamente.

Após a apresentação, o presidente do Graprohab participou do painel “Aprovação e Desafios”, ao lado do presidente da Cetesb, Thomaz Miazaki, e dos secretários municipais de Campinas Carolina Baracat (Urbanismo) e Marcelo Coluccini (Planejamento e Desenvolvimento Urbano).

Z7_086423G031EOD06UT7DLAR00A5
Complementary Content
${loading}