SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039TRC06U81CT5F0CC7
Z7_086423G039TRC06U81CT5F0234

Casa Paulista entrega 50 moradias em Casa Branca

Imóveis foram concluídos pela CDHU com investimento de R$ 4,1 milhões; famílias contempladas foram indicadas pela prefeitura

27/05/2025
Foto ilustrativa

Crédito: Daniel Vorley

O programa Casa Paulista realizou o sonho da casa própria de 50 famílias em Casa Branca, na Região Administrativa de Campinas, nesta terça-feira (27). A cerimônia de entrega de chaves aconteceu no próprio Conjunto Habitacional José Araújo – Sub 50 e contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, e do diretor de Engenharia e Obras da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos.

Na ocasião, Police Neto destacou a importância da retomada das obras, inicialmente integrantes de um programa federal, capitaneada pela Companhia em parceria com a Prefeitura. "Aqui, existe uma união de forças. O governador Tarcísio decidiu, junto com o nosso secretário Marcelo Branco, que a habitação estaria em primeiro lugar. E ela está não somente para fazer foto de casas, mas para eternizar pessoas felizes vivendo bem em suas casas", disse.  O subsecretário agradeceu, ainda, a todos os que trabalharam para que os sonhos das famílias se realizassem hoje. "Por mais difícil que tenha sido a temporada para chegarmos onde estamos chegando, muita gente trabalhou para isso e para dizer a vocês que sejam felizes e que não troquem essa felicidade por nada. Ela é para vocês, seus filhos e netos, e ninguém aceita trocar felicidade por troco nenhum", concluiu.

O diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, falou, ainda, sobre a qualidade das moradias construídas pela Companhia e sobre a necessidade de se valorizar o patrimônio familiar. "Essa aqui é uma casa de 43 m² construída com muita qualidade e carinho para que dure muito tempo. Não vendam essa casa, que é para sua família, para os seus filhos. Mantenham a casa de vocês como um patrimônio", disse.

O Conjunto José Araújo – Sub 50, composto por 50 casas, foi iniciado pelo programa federal Sub-50, mas teve as obras paralisadas por problemas com a instituição financeira responsável. Para garantir a conclusão do empreendimento, o Governo de São Paulo investiu R$ 4,1 milhões, por meio do programa Casa Paulista, possibilitando à CDHU retomar e finalizar as construções. As beneficiárias foram indicadas pela Prefeitura de Casa Branca.

As casas têm dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia, totalizando em 43 m² de área útil. As unidades contam com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje e cobertura em estrutura metálica. O conjunto tem infraestrutura completa com redes de água, elétrica e esgoto, pavimentação e iluminação pública.

Programa Sub 50 
Voltado a municípios com até 50 mil habitantes, o programa federal Sub 50 tinha como objetivo a construção de moradias de interesse social. Com a interrupção das obras e a paralisação dos contratos com a instituição financeira Cobansa, o Governo do Estado de São Paulo assumiu a retomada dos empreendimentos por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano (PDU), dentro do Casa Paulista. A CDHU recebe os recursos e realiza a complementação necessária para a execução das obras. 

Z7_086423G031EOD06UT7DLAR00A5
Complementary Content
${loading}