SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039TRC06U81CT5F0CC7
Z7_086423G039TRC06U81CT5F0234

Governo de SP finaliza entrega de 359 moradias na Região de Rio Preto e Araçatuba

Nesta sexta-feira, foram contemplados os municípios de Nova Granada, Meridiano, Macedônia e Cardoso; No dia anterior, famílias de Bilac receberam a chave da casa própria. O investimento total do Estado é de R$ 88,5 milhões

05/07/2024
Foto ilustrativa

Foto: Daniel Vorley

O sonho da casa própria chegou para 279 famílias na Região de São José do Rio Preto nesta sexta-feira, quando o programa Casa Paulista entregou moradias nas cidades de Nova Granada, Meridiano, Macedônia e Cardoso. Elas se somam às 80 casas já entregues em Bilac no dia anterior, totalizando 359 novas unidades na região.

“O Governo do Estado de SP costuma entregar em média 20, 40 mil unidades habitacionais a cada quatro anos. A meta do programa do governador Tarcísio é entregar 200 mil habitações. Vamos fazer em quatro anos o que não foi feito em 20 anos. Nos empenhamos para que vocês tenham uma vida digna, saiam do aluguel e sejam muito felizes”, afirmou o secretário da pasta, Marcelo Branco.

Em Nova Granada, foram entregues 78 casas da primeira etapa do Conjunto Habitacional José Francisco Pereira, que contará com 207 unidades. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) está investindo R$ 30,7 milhões na obra.

Erivaldo de Souza, de 49 anos, lembrou que a casa própria é o sonho do brasileiro. “Eu pago aluguel há 12 anos e chegou a minha hora. Agora, eu vou pagar o que é meu”, destacou.

Selena Alves, 25 anos, mãe do Davi, de 4 anos, trabalha como varredora e também estava radiante com as chaves da casa nova. “Meu filho vai viver embaixo de um teto que é nosso”, celebrou.

Na sequência, 79 famílias no município de Meridiano receberam as chaves do imóvel. Está é a primeira fase do Conjunto Habitacional Meridiano F, que terá 180 moradias e recebe investimento da CDHU da ordem de R$ 19,1 milhões.

Em Macedônia, 75 casas do Conjunto Jardim Rubens Save foram entregues, após investimento de R$ 14,3 milhões da CDHU.

Michele Coutinho, 31 anos, é a mãe do Lucas Michel, de 10 Anos, com quem vai morar em breve na casa colorida que representa uma nova fase na vida dos dois.

“Essa casa representa uma resposta, um sonho, conforto. Meu filho é autista e minha maior preocupação sempre foi eu não estar mais presente e ele não ter um lugar para morar. Essa casa é para ele. Ele sempre terá um lugar e estará amparado pela casa própria”, disse, aliviada.

A agenda finalizou na cidade de Cardoso, com a entrega de dois empreendimentos, que somam 47 casas. O Conjunto Dr. Caleb Teixeira Dias, com 24 casas, está localizado na sede do município. Já o Conjunto Terezinha de Moraes Muniz fica no Distrito de São João do Marinheiro e conta com 23 unidades. O investimento da CDHU nos residenciais foi de R$ 9,7 milhões.

Os empreendimentos foram viabilizados pela CDHU, em parceria com as prefeituras, que doaram os terrenos. As casas têm dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia. Em Meridiano, a área útil das residências é de 47 m2. As demais têm 43 m2. Todas as unidades contam com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico.

As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteios públicos. O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações. O valor da menor prestação é R$ 282,40.

Z7_086423G03P23506UU1R97U3000

Conteúdos em primeira mão

Faça parte do nosso Grupo do Whatsapp para receber, em primeira mão, notícias, avisos de pauta e informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo de São Paulo.

Complementary Content
${loading}