Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Projeto Com Com, da CDHU, inicia curso Rádio Escola Alagoas em Cubatão

13/09/2019

O Projeto Com Com, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (CDHU), atuante no Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, iniciou nesta quarta-feira (11/09), em parceria com a Unidade Municipal de Ensino (UMM) Alagoas, o curso Rádio Escola Alagoas, em Cubatão. A ação é gratuita e irá capacitar até 30 estudantes, entre 8 e 12 anos, no núcleo Pinhal do Miranda, na Serra do Mar, a criarem uma rádio a ser veiculada no horário do recreio, com temas escolhidos pelos próprios participantes que podem variar entre notícias do bairro, músicas e passatempos.

A iniciativa em parceria com a UME Alagoas pretende empoderar as crianças e os jovens a abordarem assuntos relevantes para a sua vivência na comunidade, sobre a realidade e os potencias dos bairros-cota de Cubatão, incluindo os temas preservação ambiental e reflorestamento. A proposta está alinhada com os objetivos do Com Com, um dos projetos sociais criado no âmbito do Programa da Serra do Mar, pela Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU, para promover a formação em comunicação e mídias por meio da apropriação, produção e difusão de conteúdos pela própria comunidade. O projeto mantém oficinas de formação de comunicadores, pelos quais já passaram quase 2 mil pessoas da região. Além de exibições e eventos artísticos que costumam receber grupos de 2 a 8 mil pessoas.

Ao todo serão 13 encontros entre os meses de setembro e dezembro, que devem acontecer uma vez por semana nos horários de trabalho pedagógico coletivo na própria UME Alagoas, Rua Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda. Profissionais do Com Com atenderão e ensinarão as crianças técnicas de comunicação, para que apliquem no dia a dia da rádio escola. Inicialmente estão inscritas crianças do 3º ao 5º ano, com a possibilidade de o curso posteriormente se estender para outras faixas etárias.

Além de se tornarem comunicadores em seu ambiente escolar, os participantes do curso também serão ganhadores do título de multiplicadores da rádio comunitária Voz do Morro, administrada por comunicadores especializados do Projeto Com Com.

Projeto Com Com – Voltado à produção e à gestão da informação comunitária, o Com Com oferece cursos de assessoria de imprensa, empreendedorismo, jornal, fotografia, rádio, redes sociais e vídeo, introdução ao turismo comunitário, fotografia e meio ambiente.

Programa Serra do Mar – O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar é um dos principais projetos do Governo de São Paulo para promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação socioambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. Iniciado em 2007, o programa é desenvolvido pelas secretarias estaduais da Habitação e Meio Ambiente e tem como parceiro o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A intervenção em Cubatão abrange cerca de sete mil famílias, em seis núcleos de favela.

Atualmente, o programa conta com cinco projetos sociais ativos na região: "Arte nas Cotas", "ComCom", "Núcleo de Economia Solidária e Desenvolvimento Local (Nesdel)", "Cota Viva" e "Tur na Serra". Veja o vídeo sobre os projetos sociais da CDHU no link: bit.ly/2YmBAEf

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas