Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

CDHU realiza terceira Oficina Técnica para discussão do PDUH 2040

19/04/2024

No encontro, colaboradores presentes dialogaram a respeito do desenvolvimento social e do atendimento habitacional

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), por meio da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realizou, na manhã desta sexta-feira (19), a terceira Oficina de Dinâmica e Projetos para seus colaboradores. Participaram também membros da Diretoria de Atendimento Habitacional, de Engenharia e Obras, Administrativo-Financeira e de Projetos e Programas da CDHU.

No encontro, foi retomado o diálogo e a construção de referências para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitacional – PDUH 2040, um instrumento de planejamento do desenvolvimento urbano e da habitação no Estado de São Paulo, que visa a reconhecer as dinâmicas e necessidades dos municípios e regiões para orientar políticas e investimentos públicos, consolidando o papel articulador do Estado.

A reunião teve o desenvolvimento social como o principal enfoque de compartilhamento de informações para nortear a atualização desse Plano. A partir de um diagnóstico sócio territorial, foram discutidas análises prévias a respeito do perfil atendido pela Companhia, tais como: maior crescimento populacional em centros metropolitanos mais recentes, diminuição do número de habitantes por domicílios e envelhecimento da população.

Maria Cláudia Pereira de Souza, diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da CDHU, destacou a importância de se voltar para esse tipo de conhecimento: “Precisamos ter um olhar do ponto de vista da nossa demanda, do nosso cliente, entender melhor para quem oferecemos o nosso serviço e o desenvolvimento habitacional e urbano”, pontuou.

Com base nos indicadores referentes ao exercício de 2022, os benefícios diretos e indiretos das ações da CDHU também foram apresentados. Famílias mais jovens e com mulheres exercendo a chefia são majoritariamente atendidas pela Companhia. A média da faixa salarial das famílias contempladas pela unidade habitacional é de 1 a 2,5 salários-mínimos, e o preço médio do aluguel que antes era pago por elas é de R$ 448 reais.

Os números apresentados demonstraram, ainda, que 89% das famílias comprometiam mais de 20% da renda no pagamento do aluguel, demonstrando que o financiamento realizado pela CDHU alivia o orçamento dessas famílias atendidas.

A Diretoria de Atendimento Habitacional apresentou também um panorama das ações dos colaboradores tanto na pré como na pós-ocupação dos empreendimentos, bem como dados reunidos no Sistema de Informação da SSARU, uma plataforma de dados implantada há três anos que permite o geoprocessamento de informações, a transparência do atendimento e a integração entre diversas áreas.

Ticiane D’Aloia, diretora de Atendimento Habitacional, reiterou a necessidade de uso dos dados para elaboração de planejamentos futuros. “Temos informações a respeito da população que fica no território ou até mesmo das pessoas que estão no território e vão para algum empreendimento da Companhia. Com isso, conseguimos ter indicadores de várias intervenções para poder colaborar com a atualização do Plano”, explicou.

Tal compartilhamento de informações e a integração entre os técnicos de diferentes diretorias permitem desenvolver elementos de apoio para a construção do PDUH 2040. As oficinas internas que vêm sendo realizadas promovem a transparência e as análises multiescalares. A partir do diálogo entre os presentes, pode-se definir como agir em pontos estratégicos dentro de uma lógica estrutural.

Por fim, a diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Maria Cláudia Pereira, salientou que a relação entre a habitação e outras políticas públicas deve ser sempre observada. “Pudemos ver hoje que a habitação é um fator estratégico que deve se articular com as outras políticas, como educação, transportes, saúde e mobilidade. Pudemos refletir também a respeito da questão da segurança habitacional e urbana, uma necessidade que vem sendo apontada e envolve todas as áreas”, finalizou.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas