A manhã desta quarta-feira (13/03) ficará marcada na vida de 15 famílias da cidade de Uru que receberam seus imóveis e puderam realizar o sonho de ter uma casa própria. As moradias fazem parte do Conjunto Habitacional Jardim Primavera, construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU) para atender a famílias de baixa renda.
As casas têm dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 44 m2 de área útil. As unidades contam com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço e sistema de energia solar fotovoltaico.
“Hoje estamos no município de Uru, onde entregamos 15 casas. São todas coloridas, em um modelo de vila arborizada e com o padrão de qualidade da CDHU. A geração de energia é realizada por meio de placas fotovoltaicas e todas já foram entregues com revestimentos e pisos. Realmente são casas muito bonitas”, enfatizou Silvio Vasconcelos, diretor de Engenharia e Obras da CDHU, que participou da entrega.
Com investimento de R$ 3,2 milhões, o empreendimento foi viabilizado pela CDHU, em parceria com a prefeitura de Uru, que doou o terreno. A Companhia fez a contratação da construtora e toda a infraestrutura, como redes de abastecimento de água e coleta de esgoto doméstico, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanismo, iluminação pública e rede.
As famílias contempladas foram selecionadas por meio de sorteio público, realizado em julho de 2023. O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE.
O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações. Em Uru, todas as famílias que estão recebendo as chaves dos imóveis têm renda mensal de até cinco salários mínimos. O valor da menor prestação é R$ 282,40.