Em Amparo, 148 famílias receberam as chaves do tão sonhado imóvel nesta segunda-feira (16). O Programa Casa Paulista entregou as casas do Conjunto Habitacional Carlito Campos, localizado na Rua Luiz Antônio Moreira Persicano, 186, Jardim Modelo.
Durante a cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, recordou sua atuação como um dos coordenadores do plano de governo de Tarcísio de Freitas. Ele ressaltou a experiência do governador em diversas áreas de infraestrutura e o seu carinho especial pelas questões que envolvem a moradia social.
“A habitação é o que mora no coração do governador porque ele sabe que a habitação é o que muda a vida das pessoas”, afirmou, enfatizando a prioridade que o tema ocupa na gestão de Tarcísio.
“O governador faz questão que eu vá às inaugurações e entregas de moradias pelo Estado. Ele gosta que a gente veja a qualidade da construção, mas, mais do que isso, que a gente traga o abraço dele”, concluiu.
Weslei Rossini, 24 anos, é servidor público e trabalhou na obra de construção do condomínio que agora será o lar da sua família. Ele, sua esposa Jhenifer e o filhinho Anthoni, de 4 meses, vão se mudar em breve para a casa nova. “Eu trabalhei aqui e ficava muito ansioso. Eu não sabia qual seria o meu bloco, mas já admirava. A experiência foi surreal”, contou.
Marleide Rodrigues de Araújo, de 50 anos, vive com a mãe e já faz planos para o futuro. “A emoção é muito grande. É muito prazeroso. Eu esperei por muito tempo”, declarou. Segundo Marleide, o momento foi tão especial que levou um tempo para assimilar o que estava acontecendo. “Demorou para cair a ficha, mas agora eu acabei de pegar as chaves”, disse. “Eu ia demorar muito para conquistar esse sonho se eu não tivesse recebido ajuda”, constatou, ao desejar que a CDHU continue ajudando a população a conquistar a casa própria.
O Conjunto Habitacional Carlito Campos foi edificado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com investimento de R$ 35,4 milhões. Já a prefeitura de Amparo participou com a doação do terreno para a construção do empreendimento. As unidades são casas sobrepostas com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e área construída de 58 m². As residências contam com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e na cozinha e sistema de energia solar fotovoltaico.
As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio. O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE.
O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações. Todas as famílias que estão recebendo as chaves dos imóveis, na Vila Ferreira, têm renda mensal de até cinco salários mínimos. Em Amparo, 94% famílias que estão recebendo as chaves dos imóveis têm rendimentos de até cinco salários mínimos. O valor da menor prestação é R$ 282,40.