SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G0395ID06T61A09JAIT5
Z7_086423G0395ID06T61A09JAAQ6

Z7_086423G0395ID06T61A09JAIN7

Áreas Centrais

As áreas centrais de municípios de Regiões Metropolitanas vêm sofrendo esvaziamento e degradação, enquanto sua reabilitação tem sido tema recorrente da pauta urbanística. 
Há necessidade de superação das condições de esvaziamento populacional e de perda de funções das áreas centrais tradicionais, em decorrência do espraiamento da residência e da transferência de atividades para novas localidades. É fundamental reverter a subutilização e desocupação do patrimônio imobiliário edificado. Busca-se oportunidades de requalificação urbana por meio de projetos de desenvolvimento urbano integrado.

Os projetos de requalificação e reabilitação de áreas centrais têm como objetivo reverter o quadro de degradação por meio da recuperação de estruturas físicas e promoção de empreendimentos habitacionais e urbanos, utilização de vazios urbanos e de edificações degradadas, subutilizadas ou desocupadas, e consequente valorização do patrimônio imobiliário e histórico existente. 

Ao promover a otimização da infraestrutura urbana instalada nas áreas centrais, os agentes públicos buscam cumprir a função social da cidade, fortalecendo a articulação com os agentes privados para impulsionar o desenvolvimento urbano integrado e sustentável local com impacto regional. 

Z7_086423G0395ID06T61A09JAA84

REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

1. Foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre BNDES, SDUH, CDHU, AGEMCAMP e a Prefeitura de Campinas, para a elaboração do Projeto de Valorização do Patrimônio Imobiliário e Requalificação Urbana, que compreende o Complexo Ferroviário e demais áreas de intervenção;

2. Está prevista a reabilitação de mais de 50 imóveis públicos municipais, estaduais e federais, além do incentivo à readequação de imóveis privados nas áreas de intervenção;

3. A proposta prevê a configuração de um novo hub, núcleo multifuncional, que contará com o terminal multimodal de integração metropolitana São Paulo - Campinas do Trem Intercidades (TIC).

 

Z7_086423G0395ID06T61A09JAAC6

REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: REGIÃO CENTRAL DE SOROCABA - ANTIGO PÁTIO SOROCABANO

Acordo de Cooperação Técnica (ACT) celebrado entre BNDES, SDUH, CDHU, Agência Metropolitana de Sorocaba e Prefeitura de Sorocaba com vistas ao planejamento preliminar do projeto de valorização do patrimônio imobiliário e requalificação urbana, compreendendo o Complexo Ferroviário de Sorocaba no âmbito do desenvolvimento urbano e integrado da Região Metropolitana de Sorocaba. Estão previstas a recuperação e a reabilitação de mais de 1 milhão de m² na região central de Sorocaba – antigo Pátio Sorocabano.

 

Complementary Content
${loading}