Conheça melhor a Agência Paulista de Habitação Social

estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Institucional > Conheça melhor a Agência Paulista de Habitação Social

Portas abertas para o desenvolvimento habitacional

O Governo do Estado de São Paulo, valorizando a produção de moradias sociais, criou a Casa Paulista - Agência Paulista de Habitação Social.

O que é

A Agência Paulista é um braço da Secretaria da Habitação e é responsável por viabilizar a operação dos fundos habitacionais instalados: o Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS) e o Fundo Garantidor Habitacional (FGH).

Com isso, amplia a participação da iniciativa privada e agentes públicos na produção de imóveis destinados à população de baixa renda.

No período de 2012 a 2015, por meio da Agência Paulista de Habitação Social e da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano, o Governo do Estado de São Paulo investiu em torno de R$ 7,9 bilhões para viabilizar 150 mil novas moradias e implementar ações de urbanização de favelas e regularização fundiária.

Missão

A principal missão da Agência Paulista de Habitação Social é ampliar a oferta de moradias e a captação de recursos.

Principais Objetivos

  • Mobilizar a iniciativa privada, agentes públicos de todas as esferas, associações e cooperativas habitacionais e sindicatos para a produção de moradias de interesse social;
  • Direcionar a aplicação dos subsídios públicos;
  • Garantir o risco para novos investimentos em habitação social;
  • Fomentar a construção de moradias sustentáveis e acessíveis.
Saiba mais

Diretrizes da Secretaria da Habitação

A Agência Paulista de Habitação Social desenvolve programas e ações alinhados com as seguintes diretrizes da Secretaria Estadual da Habitação:
1) Ação Estratégica em Áreas de Risco.
2) Habitação, Proteção Ambiental, Urbanização de Favelas e Atuação em Cortiços.
3) Habitação Sustentável no Litoral Paulista.

Programas Casa Paulista

1. Casa Paulista/Servidor Público Estadual

2. Casa Paulista/Parcerias Público-Privadas na Habitação

3. Casa Paulista/Parceria Governo Federal

4. Casa Paulista/Microcrédito/Banco do Povo

5. Casa Paulista/Lotes Urbanizados

Saiba mais



Programas Casa Paulista - Módulo Administrador (Acesso Restrito)

Casa Paulista/Servidor Público Estadual
Para ampliar a capacidade de aquisição da casa própria pelos servidores públicos estaduais com renda até R$ 3.100,00 e facilitar o acesso ao crédito imobiliário, a Agência Paulista de Habitação Social oferece aos servidores um certificado de subsídio do Estado para complementar o crédito pré-aprovado por instituições financeiras.

Casa Paulista/Parcerias Público-Privadas na Habitação.
A união do setor público com a iniciativa privada é fundamental para ampliar a oferta de habitação social e intervir em favelas, cortiços e áreas degradadas ou de risco nas regiões metropolitanas. Por isso, a Agência Paulista de Habitação Social inova no Estado de São Paulo com o estabelecimento das primeiras Parcerias Público-Privadas na área habitacional.

Casa Paulista/Parceria Governo Federal
A integração entre os programas federais e estaduais é um dos principais focos de ação da Agência Paulista de Habitação Social. A proposta é complementar os recursos de investimento e subsídios necessários para a produção de moradias de qualidade nos municípios paulistas com grande demanda habitacional.

Casa Paulista/Microcrédito/Banco do Povo
O Casa Paulista Microcrédito/Banco do Povo foi especialmente desenvolvido para apoiar a população de menor renda na reforma ou ampliação de moradias de unidades da CDHU. Em parceria com o Banco do Povo, ligado à Secretaria do Emprego e das Relações do Trabalho, a Agência Paulista de Habitação Social oferece uma linha de crédito específica. Com isso, além de melhorar o estado de conservação e habitabilidade de imóveis, contribui para cidades com melhor padrão de urbanização.

Casa Paulista/Lotes Urbanizados
A Agência Paulista de Habitação Social estimula a execução de infraestrutura e construção de moradias em lotes regularizados e inseridos na malha urbana. As operações são desenvolvidas em articulação entre Estado, agentes financeiros, prefeituras, proprietários de lotes, entidades organizadoras, empresas do setor da construção civil e entidades de assistência técnica.
Os beneficiários têm acesso a subsídios para elevar a capacidade financeira na construção do imóvel, além de assistência técnica especializada.

Casa Paulista