Governo de SP implanta Viver Melhor em Paraisópolis e reforma 880 casas

06/06/2022

Programa criado nesta gestão recupera interna e externamente domicílios inadequados situados em assentamentos precários sem custos para as famílias

O Governo de São Paulo iniciou, em 4 de junho, a implantação do Programa Viver Melhor, da Secretaria de Estado da Habitação, na comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. Nesta primeira fase serãorecuperados 880 domicílios em situação de inadequação habitacional, com investimento de R$ 13,2 milhões. O anúncio do início das obras ocorreu com as presenças do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Silvio Vasconcellos.

Criado em 2021, o Programa Viver Melhor promove a recuperação interna e externa de domicílios em inadequação habitacional em assentamentos precários situados em áreas regularizadas ou passíveis de regularização. A meta é reformar nesta primeira etapa 17,5 mil domicílios com investimentos de R$ 350 milhões. O programa já foi implantado na comunidade de Heliópolis, no bairro do DER, em São Bernardo do Campo, no Jardim Santo André, em Santo André, e no núcleo Parque das Laranjeiras, em Sorocaba, somando 2,3 mil domicílios. Neste mês de maio e junho, o programa foi ampliado para mais nove cidades do interior paulista e para Diadema e vai promover a reforma de mais 1,4 mil domicílios. A CDHU executa os serviços, sem custos para as famílias.

Em Paraisópolis, parte da mão de obra, preferencialmente feminina, será contratada junto à própria comunidade por meio de uma parceria com a Emprega Comunidades, uma instituição que capacita e promove colocação profissional dos moradores locais.

VIVER MELHOR

Com recursos da agência de fomento Casa Paulista e execução da CDHU, o Viver Melhor tem por objetivo aprimorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade para famílias com renda de até cinco salários mínimos que residam em domicílios considerados inadequados.

Os serviços executados pela CDHU abrangem, entre outros, a colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, entre outros. As fachadas das casas também são recuperadas e ganham pintura colorida projetada para revitalizar a paisagem local.

O trabalho desenvolvido pela CDHU consiste em três etapas: vistoria no local para avaliar a moradia e suas necessidades, coleta da assinatura do morador no termo de adesão e execução das obras de melhoria.