PPP da Habitação avança na Barra Funda com a construção de mais 417 apartamentos

08/11/2021

No canteiro de obras, operários trabalham para erguer o empreendimento com 4 torres residenciais, em terreno de 14,7 mil m², cedido pela prefeitura paulistana

As obras de construção de quatro torres residenciais, com 417 apartamentos, pela Secretaria de Estado da Habitação, seguem avançando no bairro da Barra Funda (zona oeste de São Paulo).   No terreno de 14,7 mil m² cedido pela Prefeitura de São Paulo, operários trabalham para erguer o mais novo empreendimento da PPP (Parceria Público Privada) da Habitação, a primeira de interesse social do país.

Os apartamentos atenderão famílias ou indivíduos com renda mensal bruta entre R$ 1.108,38 e R$ 5.724,00, que já residem no município, trabalham na região central da cidade e ainda não tiveram acesso à casa própria. Os contemplados se inscreveram no programa e participaram de sorteios classificatórios.

As 417 habitações populares estão sendo erguidas na rua do Bosque, 1.088, em uma área que era ocupada pela antiga Usina de Asfalto. Serão oferecidos apartamentos com 1, 2 e 3 dormitórios, com metragens que variam de 40,99 a 66 m² de área útil.

Revitalização

A PPP da Habitação é um projeto inovador, desenvolvido para repovoar, revitalizar e modernizar o Centro Expandido da capital, aproveitando a infraestrutura existente para ocupar áreas ociosas e reduzir o deslocamento de trabalhadores. É dirigido a quem trabalha na área central da cidade, não podendo ser proprietário e/ou possuir financiamento de imóvel residencial em qualquer parte do território nacional e/ou ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais.

A parceria prevê a construção de 3.683 unidades, sendo 2.260 unidades de Habitação de Interesse Social – HIS e 1.423 unidades de Habitação de Mercado Popular – HMP. Até agora já entregou 1.653 habitações de interesse social e 72 unidades de habitação de mercado popular na região central da capital. Também promoveu a revitalização da Praça Júlio Prestes, reforma do 2º Grupamento da unidade do Corpo de Bombeiros e a construção da creche municipal Nova Luz, para 162 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.