Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Secretário Flavio Amary e presidente da CDHU Eduardo Vellucci participam de encontro do Codevar

12/03/2019

O secretário estadual da Habitação, Flavio Amarye o presidente da CDHU, Eduardo Velucci, receberam, nesta segunda-feira (11/03), prefeitos e representantes de 22 cidades integrantes do Codevar – Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande. Liderado pelo deputado federal Geninho Zuliani, o grupo participou de reunião na sede da Secretaria de Estado da Habitação de São Paulo para apresentação das demandas habitacionais dos municípios da região. 

“Queremos sempre dar atenção e conhecer de perto as demandas dos municípios, verificando como podemos, juntos, encontrar soluções para diminuirmos o déficit habitacional em todo o Estado, que é de 1,2 milhão de moradias”, afirmou Flavio Amary, ressaltando que, nesses 70 dias de gestão, já recebeu mais de 180 prefeitos em seu gabinete, alguns deles mais de uma vez, além das várias visitas e encontros que fez em outras regiões paulistas. 

Além dos empreendimentos em obras pela CDHU – hoje são 16 mil unidades habitacionais em produção –, a Secretaria de Estado da Habitação dispõe de programas como o Lote Urbanizado, o Cidade Legal, de regularização de lotes e conjuntos habitacionais, e o Nossa Casa – todos com o propósito de disponibilização do maior número possível de unidades habitacionais definitivas e regulares à população dos municípios paulistas. 

O novo programa Nossa Casa, por exemplo, pretende investir R$ 1 bilhão na viabilização de 60 mil unidades habitacionais ao longo dessa gestão, nos próximos quatros anos, a partir de subsídio da Casa Paulista, que reduzirá o preço dos imóveis para os novos proprietários. Também será necessária, nesse novo modelo, a parceria com as prefeituras (que comprarão os terrenos) e com a iniciativa privada (que construirá e financiará os empreendimentos). 

O presidente da CDHU, Eduardo Velucci, enfatizou durante a reunião a preocupação da atual gestão com a liquidez da Companhia, para que mais empreendimentos sejam viabilizados e os atuais conjuntos habitacionais funcionem perfeitamente, mesmo após a entrega. “Estamos fazendo um forte trabalho em relação à redução da inadimplência de mutuários em todo o Estado, esclarecendo dúvidas e oferecendo parcelamentos para quitação de parcelas em atraso, para que a CDHU possa continuar a fazer seu trabalho da melhor forma e a população também não corra risco de perder seus imóveis”, relatou durante o encontro. “Contem conosco, mas também nós contaremos com vocês, na escolha de boas áreas e organização de documentos para viabilizarmos novas parcerias”, afirmou Velucci aos prefeitos. 

Ao final do encontro, técnicos da CDHU deu atendimento aos prefeitos e aos representantes dos municípios, esclarecendo dúvidas e recebendo as demandas e encaminhamentos. “Esse modelo de atendimento em grupo é altamente vantajoso, porque estreita relacionamento entre as prefeituras e o Estado, economiza custos de viagem tanto dos prefeitos quanto do secretário Amary, fortalece o consórcio e os municípios, une o grupo e agiliza o encaminhamento das demandas habitacional de cada cidade. Ou seja, todo mundo sai ganhando”, elogiou a reunião o deputado Geninho Zuliani. 

Estiveram presentes ao encontro representantes dos municípios de Barretos, Bebedouro, Cajobi, Cândido Rodrigues, Colina, Colômbia, Embaúba, Fernando Prestes, Guaíra, Icém, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Pitangueiras, Santa Adélia, Severínia, Taiaçu, Taiúva, Taquaral, Terra Roxa e Vista Alegre do Alto. 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas