SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G039TRC06U81CT5F0CC7
Z7_086423G039TRC06U81CT5F0234

Casa Paulista entrega mais de 230 moradias para famílias de áreas de mananciais em São Bernardo do Campo

Obras foram executadas pela CDHU em terreno doado pelo município; famílias contempladas foram removidas do entorno da Represa Billings

14/05/2026
Foto ilustrativa

O Programa Casa Paulista entregou, nesta quinta-feira (14/05), 236 apartamentos em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. O empreendimento foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em parceria com a prefeitura. A entrega ocorreu durante a Caravana 3D, realizada para reforçar desenvolvimento, diálogo e dignidade na região. O evento aconteceu na Avenida Padre Leo Comissari, 2.231, no bairro Montanhão, e contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, e do diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos.

Durante a cerimônia, o governador Tarcísio de Freitas destacou o simbolismo da entrega para as famílias contempladas e afirmou que o acesso à moradia representa transformação de vida, segurança e dignidade para as próximas gerações. “Eu perguntava às pessoas há quanto tempo esperavam por esse momento e ouvi respostas de 3, 5, 10, até 20 anos aguardando realizar o sonho da casa própria”, disse.

O governador também ressaltou a ampliação dos investimentos habitacionais no Estado e o avanço das obras na região do ABC, com novos empreendimentos já em construção em São Bernardo do Campo. “Não vai parar por aí. Tem mais apartamentos sendo construídos aqui na região e mais famílias vão realizar o sonho da casa própria”, disse. Tarcísio ainda destacou o impacto social do programa. “Por trás dos números existem famílias que viveram histórias de superação, pessoas que saem de áreas de risco e agora passam a ter segurança, tranquilidade e um lugar para criar os filhos e construir novas histórias”, finalizou.

O secretário Marcelo Branco enfatizou que a política habitacional do Governo do Estado vem sendo ampliada por meio de parcerias com municípios e do reforço nos investimentos do Casa Paulista. Segundo ele, atualmente há mais de 110 mil unidades habitacionais em obras em todo o estado e outras 85 mil já entregues desde o início da gestão. “Nossa grande bandeira é garantir moradia para quem mais precisa, independentemente do programa habitacional. Hoje temos ações executadas ou em andamento em mais de 630 municípios paulistas”, afirmou.

Já o diretor de Engenharia e Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, ressaltou a qualidade construtiva do empreendimento e o compromisso da companhia em oferecer moradias com infraestrutura adequada e custo acessível mais acessível. “Os apartamentos possuem cerca de 50 m², piso cerâmico instalado, elevadores e sistema de energia fotovoltaica para auxiliar na redução das despesas condominiais. Esse não é um apartamento qualquer. É um empreendimento pensado para garantir dignidade, conforto e qualidade de vida para as famílias”, destacou.

O investimento no empreendimento foi de R$ 66,5 milhões, sendo R$ 58,5 milhões da CDHU e R$ 8 milhões da prefeitura, que também doou o terreno. O Conjunto Habitacional São Bernardo A/B é composto por dois edifícios de 15 pavimentos cada. Os apartamentos têm dois dormitórios, sala, varanda, cozinha, banheiro e lavanderia, com áreas úteis entre 49 m² e 50 m². O residencial conta ainda com quatro áreas de lazer equipadas com bancos, mesas e playground, além de centro de apoio ao condomínio. As áreas comuns também serão abastecidas por sistema de energia fotovoltaica.

Entre as contempladas está Elaine Oliveira, de 38 anos, esteticista, casada com Daniel, de 40 anos, mãe de Yasmin, de 20 anos, e Isabelli, de 17. A família deixou uma área de risco no Areião e passou mais de dez anos vivendo de aluguel enquanto aguardava a conclusão do empreendimento. “Agora muda tudo. Vamos pagar pelo que é nosso. É uma coisa que vai ficar para os nossos filhos depois”, contou Elaine, emocionada. “Ter uma casa própria é um sonho realizado”.

Outra moradora beneficiada foi Maria de Fátima, de 57 anos, que vivia há cerca de três anos em aluguel social após ser removida da área de risco. Ao receber as chaves da nova moradia, ela descreveu a emoção do momento. “Hoje eu realizei um sonho! Agora, finalmente, tenho um lugar para chamar de meu, meu apartamento”, disse. “Eu não consegui dormir direito esta noite, pensando em como seria tudo isso. Estou muito, muito feliz”.

O empreendimento faz parte de convênio entre a CDHU e a Prefeitura de São Bernardo do Campo voltado à proteção dos mananciais. As moradias são destinadas a famílias removidas pela administração municipal de áreas localizadas no entorno da Represa Billings.

O financiamento segue as diretrizes da nova Política Habitacional do Estado de São Paulo, com juro zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. As prestações são calculadas conforme a renda familiar. Os beneficiários puderam optar pelo comprometimento de 20% da renda, com parcelas corrigidas apenas pela inflação (IPCA), ou de 30% da renda em parcelas fixas, sem reajuste durante todo o financiamento. A menor parcela é de R$ 324,20.

Proteção ambiental e reassentamento

A parceria entre a CDHU e a Prefeitura de São Bernardo do Campo para a proteção de áreas de mananciais já possibilitou a urbanização de 1.910 lotes. Também estão em andamento a construção de mais 76 unidades habitacionais e de um equipamento de esporte e lazer. Com os investimentos no empreendimento São Bernardo do Campo A/B, os aportes da CDHU nas ações chegam a R$ 273,9 milhões.

Além disso, para atender famílias removidas de áreas de mananciais no município, a CDHU tem em produção outras 658 moradias pela modalidade Carta de Crédito Associativo (CCA), com recursos da ordem de R$ 118,4 milhões.

Complementary Content
${loading}