Ação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e da CDHU busca resgatar a dignidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) regularizou 272 imóveis nesta segunda-feira (13), no interior do estado. As cidades contempladas foram Itariri, Registro e Pedro de Toledo, na região do Vale do Ribeira. O investimento total ultrapassa R$ 1 milhão.
De acordo com Candelária Reyes, especialista no tema dentro da SDUH, o procedimento inclui assistência jurídica aos moradores, além de medidas urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à região regularizada, sem nenhuma contrapartida por parte da população ou das prefeituras.
“Conceder esses títulos de regularização dos imóveis é resgatar a dignidade das pessoas. Estar aqui, na região mais carente do estado, realizando o sonho dessas pessoas de ter o documento de propriedade em mãos, de garantir que seus filhos e netos herdarão seus imóveis, é o que mais nos dá satisfação no trabalho, é saber que estamos fazendo a diferença na vida de quem mais precisa”, disse.
A quantidade de unidades regularizadas foi a seguinte: 157 em Registro e 71 em Pedro de Toledo, realizadas por meio do programa Cidade Legal, da SDUH; e 44 em Itariri, regularizados pela CDHU. O valor médio investido pelo estado é de R$ 3,9 mil por unidade. Em contrapartida, a regularização fundiária promove ganhos econômicos para os municípios, uma vez que eles começam a recolher tributos, aquecendo a economia local e viabilizando maior poder de investimento em infraestrutura e desenvolvimento urbano.