Famílias da região de São José do Rio Preto são beneficiadas com novas moradias

26/05/2023

Foram entregues 126 novas moradias e sorteadas outras 207 unidades habitacionais, em três municípios da região

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entregou nesta quinta-feira (25), 126 moradias em Icém e Bady Bassit, além de sortear 207 habitações para famílias de Nova Granada, na região de São José do Rio Preto. Os investimentos totais nos empreendimentos são de R$ 73,2 milhões.

“Estamos empenhando cada vez mais recursos para construção de moradias populares para que as famílias de baixa renda possam ter autonomia, condições de deixar um patrimônio para os filhos e que as crianças possam se desenvolver de forma adequada dentro de um lar”, destacou o secretário da SDUH, Marcelo Cardinale Branco.

Em Icém foram entregues 91 casas do Conjunto Habitacional Prefeito Antônio Galdino de Oliveira. Esta foi a fase final do empreendimento que tem ao todo 140 unidades habitacionais; outras 49 casas já foram entregues em março de 2023. O investimento total na obra foi R$ 24,8 milhões.

Nelson Gonçalves, 39 anos, agente de saúde, foi um dos beneficiados que recebeu a chave da sua nova moradia. “Vai mudar tudo na minha vida, agora vou poder criar meu filho com dignidade”, disse.

Já as 207 moradias sorteadas em Nova Granada fazem parte do Conjunto Habitacional Nova Granada “E”. As obras contaram com investimentos de R$ 28,3 milhões. Erica dos Reis, 43 anos, auxiliar administrativa, foi uma das sorteadas pela nova moradia. “Este é um momento muito feliz, que aguardo há mais de 20 anos”, contou Erica.

Participaram do sorteio famílias que se inscreveram por aplicativo de celular ou pelo site da CDHU em setembro de 2022. Do total de unidades, 15 estão destinadas a famílias com pessoas com deficiência, 11 para idosos, seis para policiais e sete para indivíduos sozinhos. As demais serão sorteadas para a população em geral, sendo 112 unidades para famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos, 35 para renda de 3,01 a 5 salários e 21 para famílias com renda de 5,01 até 10 salários.

No município de Bady Bassitt foi realizada a entrega final de 35 casas do Conjunto Habitacional Luiz Carlos Freitas Mendes (Brizola). Outras 80 unidades já foram entregues em março de 2023, totalizando as 115 unidades do empreendimento. O investimento na obra é de R$ 20,1 milhões.

Os empreendimentos são viabilizados em parceira com as prefeituras, que doaram o terreno. As casas seguem o padrão de qualidade da CDHU. Todas têm dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 47,87 m2 de área útil. As unidades contam com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha e na área de serviço, laje, cobertura em estrutura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico.

O financiamento dos imóveis segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% dos rendimentos mensais com as prestações.