Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

SDUH e CDHU entregam 1,7 mil escrituras de financiamento habitacional e assinam novos contratos

29/03/2023

Unidades na Região Metropolitana de São Paulo são destinadas a famílias habilitadas pelo Programa de Apoio ao Crédito Habitacional com condições especiais de financiamento


São Paulo, 29/3/2023 -- A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDHU) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregaram, nesta quarta-feira (29), 1.739 escrituras de financiamento de novas moradias para famílias de baixa renda dos Residenciais Reserva Raposo, Famma e Santa Rita (Lageado L), pelo Programa Carta de Crédito Associativo (CCA) -- Imóvel na Planta. Também teve início a assinatura de 1.489 novos contratos de financiamento para famílias já habilitadas. O evento ocorreu no Memorial da América Latina, na Capital, e contou com as presenças do governador em exercício, Felicio Ramuth, do secretário da SDHU, Marcelo Cardinale Branco, e do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino.

Os contratos serão assinados para aquisição de unidades na planta nos empreendimentos Antônio Sampaio - Tucuruvi, Juá Mirim, Sapucaia, e SIM Sapopemba, na Capital; residenciais Pedro Américo e Ernesto Nazaré, em Santo André.

Por meio do Programa Carta de Crédito Associativo, na modalidade Imóvel na Planta, o governo do Estado concede financiamento a famílias com renda de até cinco salários mínimos, que preferencialmente recebem o auxílio moradia do Governo de São Paulo, oriundas de áreas de risco ou inscritas em editais públicos realizados pela CDHU. Os candidatos passam por um processo de habilitação, assinam o contrato e na fase seguinte recebem a escritura do financiamento.

“Hoje priorizamos as pessoas que vivem e áreas de risco, estamos focados em dar moradias dignas para elas. Este trabalho vai ser incansável pelos próximos quatro anos”, disse Branco.

Os imóveis terão valor máximo de crédito concedido pelo Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS) de até R$ 180 mil (base fev/2022) e serão financiados de acordo com os critérios da CDHU e das novas diretrizes das Política Habitacional do Estado, que preveem juro zero e comprometimento da renda de 20% com o pagamento das parcelas mensais do financiamento de até 30 anos. As famílias também ficarão isentas de encargos durante a fase de obras e o pagamento da primeira prestação vai ocorrer somente 30 dias após a entrega das chaves do imóvel pronto para morar.

Caberá ao Governo do Estado arcar com todas as despesas do financiamento, como o pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), registro do imóvel em cartório e o seguro de morte ou invalidez permanente durante a obra, garantindo tranquilidade para as famílias.
 

Contratos Registrados

SPZO

Res. Reserva Raposo

800

Embu das Artes

Res. Famma

700

SPZL

Res, Santa Rita (Lajeado L)

239

TOTAL de escrituras

1.739



 

Assinatura de Novos Contratos

Cidade/Região

Residencial

Unidades

Santo André

Res. Ernesto Nazaré

292

Santo André

Res. Pedro Américo

190

SPZL

Res. Juá Mirim

192

SPZO

Res. Sapucaia

360

SPZN

Res. Habita Tucuruvi

401

SPZL

Res. SIM Sapopemba

54

TOTAL de Unidades

1.489

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas