Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Governo de SP entrega 240 novas moradias em Heliópolis

24/01/2023

Segunda maior comunidade da América Latina recebe mais uma etapa do empreendimento assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Estado da Habitação, Marcelo Branco, entregaram nesta terça-feira (24) o Residencial Vitória (Condomínio IV), com mais 240 unidades habitacionais de interesse social do conjunto Sabesp II, projetado pelo premiado arquiteto Ruy Ohtake especialmente para a comunidade de Heliópolis, a segunda maior da América Latina, no bairro do Sacomã, zona sul da capital.

“É muito bom ver pessoas realizando o sonho da casa própria. Vamos entregar muitas habitações, investir não só na construção de novas moradias, mas também na recuperação da infraestrutura das que já existem”, destacou Tarcísio de Freitas.

O evento marca a entrega da segunda etapa do convênio firmado entre o Estado de São Paulo e a prefeitura paulistana em 2011 para a construção dos empreendimentos Sacomã, na área conhecida como Sabesp II. O investimento de R$ 123,3 milhões vem sendo repassado pela CDHU (Companha de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), empresa vinculada à SDHU, à Secretaria Municipal de Habitação para a viabilização das obras.

“Este grande empreendimento foi possível com a participação e dedicação da comunidade de Heliópolis e de suas lideranças. Vamos continuar atuando aqui na comunidade e no desenvolvimento nas áreas metropolitanas do Estado”, afirmou o secretário Marcelo Branco.

O empreendimento Sabesp II conta com cinco condomínios compostos por oito prédios de oito andares e um total de 1.200 unidades habitacionais, das quais 600 já foram entregues entre 2017 e 2019. Os demais 360 apartamentos têm previsão de entrega em 2024. O convênio com a prefeitura já havia viabilizado anteriormente outro empreendimento na mesma região, com 200 unidades, entregues em 2014.

Os moradores do Residencial Vitória integram a carteira de mutuários da CDHU, que oferece financiamento habitacional com prestações compatíveis com a renda familiar. Os apartamentos têm 45,66 m² com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Assinado por um dos mais influentes arquitetos brasileiros, Ruy Ohtake, o Sabesp II se caracteriza por um novo conceito de moradia popular que oferece mais conforto entre os ambientes. A infraestrutura traz paisagismo, área de lazer coberta e descoberta, academia para a terceira idade, playground e unidades térreas adaptadas para pessoas portadoras de necessidades especiais.

O designer diferenciado do empreendimento favorece a ventilação, que é cruzada entre os espaços internos, o que mantém a temperatura mais amena comparada ao ambiente externo. Também é possível o uso compartilhado da área comum entre os prédios que integram os condomínios. A concepção do projeto foi inteiramente planejada para melhorar a qualidade de vida dos futuros moradores, famílias atendidas em auxílio-moradia que foram removidas de áreas de risco.

A área do Sabesp II tem mais de 81 mil m² e foi desapropriada pela prefeitura em 2011. Está localizada na região do Ipiranga, na zona sul, considerada a maior comunidade em extensão territorial da cidade.

 

 

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas

Governo do Estado de SP