Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Governo de São Paulo entrega 417 apartamentos na Barra Funda

30/12/2022

Com quatro torres residenciais e 22 lojas, em terreno 14,7 mil m² cedido pela prefeitura, Jardins da Barra é parte da primeira PPP de Habitação de Interesse Social no país

O Governo de São Paulo entregou nesta sexta-feira, 30 de dezembro, o Residencial Jardins da Barra, com 417 apartamentos, no bairro da Barra Funda, zona oeste da capital paulista. O empreendimento é parte da primeira Parceria Público Privada (PPP) voltada para produção de habitações de interesse social do país. Com a inauguração, o Governo e a Secretaria da Habitação avançam na iniciativa de revitalização da região central da cidade e agregam outros agentes, como a prefeitura e a concessionária, à oferta de habitações sociais.

O Jardins da Barra foi erguido em um terreno de 14,7 mil m² cedido pela Prefeitura de São Paulo, por meio de convênio. As quatro torres têm apartamentos com 1, 2 e 3 dormitórios, com metragens que variam de 41 a 66 m² de área útil, que atenderão famílias ou indivíduos que vivem na cidade e ainda não tiveram acesso à casa própria. O empreendimento fica na Avenida Dr. Abrahão Ribeiro, esquina com a Rua do Bosque e tem ainda uma área comercial de 8.357 m², com 22 lojas. Os moradores se inscreveram no programa e foram contemplados em sorteios classificatórios. 

A aposentada Maria Lourenço Ferreira Barbosa, de 68 anos, trouxe a família toda para conhecer a nova casa. Ela conta que viveu muitos anos, de favor, no local de trabalho do marido. Depois que ele faleceu, passou a pagar aluguel. "Nunca pensei que nesta altura da vida eu teria um apartamento para chamar de meu", diz Maria Lourenço, "Foram 25 anos nesta luta. Agora, minha alegria não cabe em meu peito".

"A construção destes imóveis além de atender a demanda habitacional da capital, faz parte do esforço de reurbanização da região. É necessário que as pessoas voltem a morar no centro. Essa é uma prioridade na cidade e, por isso, o Governo do Estado e a prefeitura decidiram concentrar os esforços da PPP da Habitação nesta área", destacou o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

O secretário executivo da Habitação do Estado de São Paulo, Reinaldo Iapequino, lembrou o processo para o empreendimento se tornar realidade. "Essa área já foi uma usina de asfalto e, hoje com a transformação vai fazer parte da vida não só dá cidade, mas de todas as 1.200 pessoas beneficiadas diretamente pelo conjunto habitacional. Além de gerar cerca de 200 empregos", disse Reinaldo Iapequino.

Revitalização

A PPP da Habitação é um projeto inovador, desenvolvido para repovoar, revitalizar e modernizar o Centro Expandido da capital, aproveitando a infraestrutura existente para ocupar áreas ociosas e reduzir o deslocamento de trabalhadores. É dirigido a quem trabalha na área central da capital, não podendo ser proprietário e/ou possuir financiamento de imóvel residencial em qualquer parte do território nacional e/ou ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais.

A parceria prevê a construção de 3.683 unidades, sendo 2.260 unidades de Habitação de Interesse Social - HIS e 1.423 unidades de Habitação de Mercado Popular - HMP. Até agora já entregou 2.070 habitações de interesse social e 461 unidades de habitação de mercado popular na região central da capital. Também promoveu a revitalização da Praça Júlio Prestes, reforma do 2º Grupamento da unidade do Corpo de Bombeiros e a construção da creche municipal Nova Luz, para 162 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, que está em funcionamento desde janeiro de 2020.

O valor total do investimento é estimado em R$ 1,4 bilhão em habitação, serviços, áreas comerciais, obras de infraestrutura e equipamentos públicos com a participação da empresa Canopus Holding S.A. O Estado de São Paulo faz o pagamento mensal da contraprestação após a entrega das unidades, ao longo de 20 anos da vigência do contrato de PPP.

 

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas

Governo do Estado de SP