Governo de São Paulo e MDR entregam 140 apartamentos para famílias de Osasco

08/05/2022

O empreendimento é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Habitação e o Ministério do Desenvolvimento Regional

O Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregaram, em 7 de maio, 140 apartamentos do Residencial Recanto das Rosas, no município de Osasco.  O evento ocorreu no próprio empreendimento, na Estrada das Rosas 450.

Em seguida, em Carapicuíba, foram entregues 1.740 títulos de propriedade para famílias de onze núcleos habitacionais. Os imóveis foram regularizados por meio do programa Cidade Legal em parceria com a prefeitura local.

O Residencial Recanto das Rosas é resultado de parceria entre Secretaria da Habitação e a Caixa Econômica Federal. O acordo entre os governos federal e estadual foi firmado em 2012 com o objetivo de ampliar o acesso da população de baixa renda à casa própria e oferecer condições dignas aos cidadãos. O conjunto foi viabilizado pela CDHU que repassou o terreno do residencial para a instituição financeira.  A CEF aplicou R$ 13,2 milhões na operação, fez a licitação e acompanhou a execução das obras. A Secretaria de Estado da Habitação aportou, por meio da agência Casa Paulista, R$ 3,4 milhões nas moradias. O investimento total foi de R$ 16,6 milhões.

Com 57,62 m² de área total e 50,47 m² de área útil, os apartamentos têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Os imóveis respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela Secretaria da Habitação com pisos cerâmicos em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas, medidores de água individualizados, paisagismo, área de lazer, playground, quadra poliesportiva, espaço para estacionamento, portaria, acessibilidade, infraestrutura completa, entre outros benefícios.

O público-alvo é formado por famílias com rendimento mensal de até R$ 1.800, que têm 120 meses para quitar o financiamento do imóvel. O valor da prestação varia de R$ 80/mês a R$ 270/mês, de acordo com o rendimento familiar mensal.

Carapicuíba

Em Carapicuíba, o Governo do Estado entregou 1.740 títulos de propriedade para famílias dos seguintes núcleos habitacionais: 1º de Maio, Vila Municipal, Hilda, 7 de Setembro, Jardim dos Trabalhadores, Brás Confessori, Veloso III, Vila Olivina, Parque Ludovico, Jardim Nova Carapicuíba e Kansas.  Deste total, 224 títulos foram distribuídos neste sábado e o restante conforme liberação do cartório.

A partir do recebimento do título sem qualquer custo, os moradores passam a serem legalmente proprietários de seus imóveis, antes irregulares. Além de garantir segurança jurídica, o Programa Cidade Legal, vinculado à Secretaria de Estado da Habitação, leva às famílias de baixa renda com outros benefícios, como o acesso ao mercado formal de crédito, a possibilidade de comercialização do imóvel e a transferência do bem para filhos ou herdeiros.

O programa Cidade Legal da Secretaria de Estado da Habitação acelera e desburocratiza o processo de regularização fundiária, sem custo aos municípios e aos moradores. As prefeituras recebem apoio técnico para a regularização de parcelamento do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana.