Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Governo de São Paulo entrega 794 matrículas de imóveis em Itaquaquecetuba

07/05/2022

Mais de 150 famílias que já quitaram o financiamento poderão obter a escritura definitiva dos seus imóveis


O Governo do Estado e a Prefeitura de Itaquaquecetuba entregaram, em 7 de maio, 794 matrículas de imóveis para moradores dos conjuntos habitacionais Jardim Odete e Chácara Holiday. Os empreendimentos foram construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

No total, foram contempladas 494 unidades no Conjunto Habitacional Chácara Holiday e outras 300 no Conjunto Habitacional Jardim Odete. Os empreendimentos foram entregues em 2005 e fim da década de 80, respectivamente.

Agora, os mutuários receberam um número de matrícula individual e poderão obter a escritura definitiva de sua moradia no cartório assim que quitarem os seus financiamentos habitacionais. Dessa forma, o morador se torna de fato o proprietário do imóvel, o que lhe garante o acesso ao mercado formal de crédito ou até comercializar sua casa ou transferi-la para seus herdeiros, entre outros benefícios. Nos conjuntos Chácara Holiday e Jardim Odete, 154 famílias já quitaram o financiamento habitacional e podem obter a escritura.

A unidade habitacional regularizada traz segurança jurídica para as famílias. A matrícula individualizada do imóvel é uma espécie de certidão de nascimento, onde constam informações essenciais para a sua identificação jurídica.

 Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social

O Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social tem o objetivo de eliminar o passivo de imóveis entregues pela Companhia no passado, que necessitam ser regularizados. Atualmente, todos os empreendimentos são entregues pela CDHU averbados.

Entre 2019 e 2021, por meio deste programa, 148 empreendimentos foram regularizados, representando 32.203 unidades habitacionais. Os moradores destes locais já podem requerer a matrícula individual de suas propriedades e obter a escritura definitiva.

Para regularizar os conjuntos, a CDHU realiza, com suporte de empresas especializadas, as seguintes etapas de trabalho: diagnóstico da situação atual e estratégia de regularização; elaboração de elementos técnicos necessários; execução de ações perante os órgãos competentes do município e do Estado; e elaboração de elementos técnicos e providências cartorárias em meio ao Cartório de Registro de Imóveis.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas