Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Governo do Estado entrega mais 210 apartamentos da PPP da Habitação no Centro de SP

23/02/2021

O empreendimento, formado por duas torres residenciais localizadas perto da Estação da Luz, é destinado a famílias de baixa renda que trabalham na região central da Capital.

O Governo do Estado entregou hoje (23) às 10h, mais 210 apartamentos construídos pela PPP (Parceria Público Privada) da Habitação, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Os imóveis são destinados a famílias de baixa renda que trabalham no Centro de São Paulo e integram o Complexo Mauá, formado por duas torres residenciais, situadas próximas à Estação da Luz. O Secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, participa da entrega das chaves para três famílias, que simbolicamente vão representar todos os moradores beneficiados pelo empreendimento.

Essas moradias fazem parte da primeira PPP de Habitação de interesse social do país, dedicada à oferta de moradias, aprimoramento da infraestrutura de serviços e equipamentos públicos e revitalização de áreas do centro da capital paulista

Os apartamentos vão atender famílias ou indivíduos com renda mensal bruta entre R$ 1.108,38 e R$ 5.7240,00, que já residiam no município, trabalhavam na região central da cidade e ainda não tinham tido acesso à casa própria. Os contemplados se inscreveram no projeto e participaram de sorteios classificatórios.

“Estamos entregando mais um empreendimento de alta qualidade construído pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura de São Paulo, destinado a pessoas de baixa renda que trabalham no centro e agora vão poder morar perto do seu emprego, diminuindo o seu tempo de deslocamento e ganhando mais qualidade de vida”, explicou Flavio Amary. “A PPP do Centro, além de ajudar a diminuir o déficit habitacional ao lado dos demais programas de moradia do Estado, também promove a revitalização do centro expandido”, completou.

As 210 habitações de interesse social foram construídas na chamada Quadra 69, um terreno de 2.253,05 m², localizado na rua Mauá. São oferecidos 42 apartamentos com 1 dormitório (38 m²), 9 unidades com 2 dormitórios adaptadas para Pessoa Com Deficiência (49,6m²) e 159 unidades com dois dormitórios (49 m²). Os residenciais contam com itens de lazer como playground, salão de festas, salão de jogos, jardins e pátio ajardinado. O empreendimento também contará com 22 lojas no andar térreo a serem locadas ou comercializadas pelo parceiro privado.

PPP do Centro

A PPP da Habitação já entregou 1.443 moradias sociais na região central da Capital e promoveu a revitalização da Praça Júlio Prestes e a reforma do 2º Grupamento da Unidade do Corpo de Bombeiros e entregou a creche municipal Nova Luz para 162 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.

Primeira do país, a PPP é um projeto inovador desenvolvido para repovoar, revitalizar e modernizar o Centro Expandido da capital, aproveitando a infraestrutura existente para ocupar áreas ociosas, aproximar o emprego da moradia e reduzir o tempo de deslocamento de trabalhadores. O projeto é dirigido à população que trabalha, com vínculo empregatício, na área central da cidade, não podendo ser proprietário e/ou possuir financiamento de imóvel residencial em qualquer parte do território nacional e/ou ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais.

A PPP da Habitação prevê a construção de 3.683 unidades na região central da capital, sendo 2.260 habitações de interesse social (HIS) e 1.423 habitações de mercado popular (HMP).  Os investimentos da iniciativa privada em habitação, serviços e obras urbanas são de R$ 919 milhões e estão sob responsabilidade da empresa Canopus Holding S.A. O estado de São Paulo investirá R$ 465 milhões, divididos ao longo de 20 ano de vigência do contrato, com contrapartida máxima anual de R$ 82 milhões.

Obras já entregues

1.443 unidades habitacionais (uhs) entregues, sendo: 126 uhs na R. São Caetano, 91uhs na Alameda Glete, 914 uhs no complexo Julio Prestes I (Quadra 46), 96 uhs no Residencial Gusmões e 216 uhs no Complexo Júlio Prestes II (Quadra 50)

Reforma do 2ª Grupamento do Corpo de Bombeiros (entregue em outubro/2018).

Revitalização da Praça Júlio Prestes (entregue em abril/2018).

Creche para 162 crianças (entregue em janeiro/2020).