CDHU entrega mais 47 casas em Santa Ernestina

02/02/2021
O empreendimento é resultado da parceria entre a prefeitura e estado para viabilizar moradias às famílias do município.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, entregou ontem, 1º de fevereiro, 47 casas do Conjunto Habitacional Prefeito Walter Nogueira, em Santa Ernestina, região Central do Estado de São Paulo. Para evitar aglomerações, a cerimônia aconteceu de forma virtual diretamente da sede da Pasta, na Capital, onde o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, fez o descerramento da placa inaugural. Simultaneamente, no município, aconteceu a entrega simbólica das chaves para três famílias representantes. Tudo foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da CDHU.

"Certamente, é uma das obras mais importantes do município. O Governo do Estado não mede esforços para investir no desenvolvimento dos municípios e, prioritariamente, na área habitacional, proporcionar dignidade e melhoria na qualidade de vida da população paulista", disse o secretário Flavio Amary durante a cerimônia de entrega virtual.

O Conjunto Habitacional Prefeito Walter Nogueira, localizado na Rua Viela Santana, Estrada Vicinal Domingos, foi viabilizado juntamente com a prefeitura de Santa Ernestina, que doou o terreno. A CDHU fez a contratação da construtora e investiu um total de R$ 4,7 milhões no empreendimento. Todas as famílias contempladas foram escolhidas por meio de sorteio eletrônico auditado, realizado em 23 de julho de 2020. Hoje, as famílias futuras moradoras foram representadas por Daniela da Silva Vidal, Claudete Aparecida Rafael e Danilo Aparecido de Souza, que receberam as primeiras chaves.

Os imóveis possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro e área construída de 47,87 m². Foram entregues com melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela CDHU, como piso cerâmico e laje em toda unidade habitacional, azulejo no banheiro e cozinha, caixilhos de aço galvanizado com pintura eletrostática, cobertura em estrutura metálica e sistema de geração de energia solar fotovoltaica. O empreendimento conta com infraestrutura completa: redes de água, elétrica e esgoto, pavimentação, drenagem, urbanismo, muro de arrimo e iluminação pública.

O financiamento dos imóveis já segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de SP, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

Trabalho na cidade e na região
Na região Central, foram entregues 20.552 moradias de interesse social pelos dois braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação - CDHU e Agência Casa Paulista. Outras 219 estão em obras, com investimento de R$ 16,9 milhões.